UMA PALAVRA SOBRE A LITERATURA
O MEU OLHAR QUANTO FAZEDOR
* Sobre a Literatura em geral
A literatura sempre tem evoluído, à cada dia mais, são novas formas surgindo, novas ideias. Ultimamente ou quase sempre, a produção e publicação de um livro na plataforma física, tem sido difícil, devidos os elevados gastos e ainda mais por falta de promotores, a cena é mais complicada, principalmente em Angola, não obstante, creio que também seja um caso em outras partes do mundo.
Por esta razão, a actual geração literária opta mais pela plataforma digital, sendo o mais fácil a produção e divulgação, uma expansão fácil à qualquer parte do mundo, sem precisar deslocar-se, tudo pela Internet. São eles E-books em PDF ou e-Pub, que são de fácil prestígio. Mais fácil e rápido a aquisição, seria tão bom apostarmos também nesse lado, ver as vantagens, uma vez que a tecnologia está sendo cada vez mais avançado, divulgar-nos nos diversos sites e blogs conhecidos na Internet, tais como o Facebook, Mediafire, Amazon, Whatsapp, Recanto das Letras, Wattpad e outros meios.
Acho perfeito olharmos por estas vantagens.
* Sobre a Poesia
A poesia sempre residiu e difunde-se no campo das emoções, é lá onde firma-se e aviva-se, a estética para entende-lo e vive-lo no momento apreciável, consequentemente por essa razão podemos encontrá-la às vezes até no simples piar do passarinho, o simples toque, há quem encontre a poesia nesse lado. Para ser compreendida, depende de como vemos, sentimos e lemos ou ouvimos, e ainda mais como ganha asas nas emoções, onde se tem apreciado concentradamente.
Simples palavras, que tendem a significar muito, carregando diversas vivências, especialmente o real do quotidiano, as sociedades em gerais, vê-se como um reflexo, iluminando e deixando rastros de reflexões, apesar de idealizar também as utopias, longas fantasias, talvez daquilo que se queria, realmente assim funciona, afinal todos temos um lado desse. O verdadeiro poeta saber usar devidamente a poesia para além daquilo que parece ser para alguns.
Mais do aquilo que parece ser, olhando para além do horizonte, da verdadeira essência daquilo que é a poesia, podemos notar também que tem sido um meio de activismo, de expansão do Evangelho e Fé, e muito mais ainda no resgate da valorização dos nossos valores morais, culturais, sociais e espirituais. Por esta e outras razões, seria tão bom e tão belo, se o Ministério da Cultura olha-se para a poesia, especificamente a Literatura, valorizando-o como as outras formas de artes.
Nem sempre os sentimentos são imediatos, mas simplesmente e inexplicavelmente surgem e neste momento levando a viagem ao universo lírico, onde leva-se à tona a vivência do sentimento inspirador.
É isto que devemos ter sempre em conta, quando apreciar a poesia e quanto à valorização da mesma.