Integrando Casa 3 e Casa 9
A casa 3 simboliza os meios de comunicação, o aprendizado e a troca entre as pessoas. Também representa as pequenas viagens e o mundo das negociações.
Levando em consideração o fato de que a casa 3 está no primeiro quadrante, devemos analisá-la, como uma área que corresponde à formação das bases onde o indivíduo constrói o seu jeito próprio de ser, ou seja, dos alicerces sociais desse sujeito, da possibilidade de ele ouvir o outro e transformar se necessário o seu ponto de vista.
Os signos, os planetas e os aspectos relacionados a essa casa apontam para o modo como o indivíduo viveu suas primeiras experiências de interação, comunicação e troca.
Resumindo, é na casa 3 que o sujeito aprende a se comunicar, se interessa pelos acontecimentos do mundo, sai do seu universo pessoal e se movimenta em direção a outros lugares, conhece novas pessoas e se desenvolve intelectualmente.
Agora se na casa 3 construímos alicerces intelectuais, na casa 9 a mente deseja ir mais longe, pois nessa fase do desenvolvimento pessoal já não nos satisfazemos com respostas prontas ou com informações somente.
A Casa 9 representa filosofias, religiões e ensino superior. Ainda diz respeito a viagens longas e à relação com o estrangeiro.
Por fim, devemos compreender o conteúdo mais profundo dessa casa: o de encontrar e dar significado às experiências e à vida. Este setor se refere à necessidade de as coisas fazerem sentido, principalmente as distantes da nossa compreensão. É por esse motivo que ela se relaciona e se relacionou desde a Antiguidade com a religião e a filosofia.
O que podemos extrair, afinal, do significado dessa casa é que, após o mergulho nas profundezas escuras da dor e das crises vividas na casa antecedente, podemos confiar que mais adiante os horizontes se alargam e apontam para o encontro com um Eu transformado e dilatado em sua autenticidade.