Touro e Escorpião - O Eixo da Matéria Criada
A energia de Touro representa a materialização de nossas ações, a busca pela estabilidade e segurança, a perseverança e paciência, bem como a “mão na massa”, produtividade, trabalho e força.
Já Escorpião simboliza transformação, metamorfose, intuição, profundidade e cura, através dessa força que podemos vibrar nossa sensibilidade, intensidade, desapego e transmutação.
Touro ativa a nossa experimentação com o mundo material, além de se relacionar com os nossos cinco sentidos, nos fazendo ter a consciência dá necessidade de um pensar estruturante de nossas ações e atitudes.
Escorpião fala da nossa habilidade de investigar nossas profundezas, aquilo que está escondido na nossa psique. O como enxergamos e lidamos como o imaterial, pois essa energia atua no nosso senso de impermanência, pois tudo na vida não dura para sempre, e aceitar essas transmutações nos auxilia viver os ciclos da vida.
O lado mais desafiador de Touro trata do quão ficamos apegados as coisas, “dando murro em ponta de faca”, dificuldade de abrir mão para que o fluxo possa seguir seu ritmo, gerando teimosia, resistência e medo de mudar. Já em Escorpião ocorre um risco de haver uma obsessão pelo controle, e gerar um comportamento de destruir tudo que tem se sempre querer (re)começar do zero para que assim possamos sentir seguro diante de tanta imaterialidade que possa se apresentar.
Touro precisa a aprender com Escorpião a mudar, a se transformar, a se desapegar, entender que não precisa sempre ser o mesmo, a ter uma nova perspectiva de si, abrir espaço para o novo, e que esse novo pode ser um lugar seguro.
Já Escorpião deve absorver de Touro que não é necessário destruir tudo para começar, que podemos manter algumas coisas, que não há essa necessidade de ser a todo tempo, uma metamorfose, que pode se fixar em alguma coisa e, ao mesmo tempo se transformar.