13.1- Enriquecimento da Narrativa – A DESCRIÇÃO; suas "marcas"

Enriquecimento da Narrativa – A DESCRIÇÃO

As MARCAS da Descrição:

ainda o Pretérito Imperfeito do M. Indicativo;

os ADJECTIVOS;

o Gerúndio;

a Comparação

***

Já vimos vários aspectos da Narrativa. No entanto, ainda nos falta assinalar mais alguns pormenores.

Já sabemos que para haver Narrativa, temos que ter em consideração –

O que se faz (O QUÊ) ... \

\

a ACÇÃO

/

Quem faz (QUEM) ...... /

E ainda: as CIRCUNSTÂNCIAS em que a ACÇÃO decorre:

QUANDO

ONDE

e

COMO

Já vimos que por ACÇÃO, podemos entender todo o ENREDO de uma OBRA:

Nesta acepção, a ACÇÃO é a essência da obra, o resumo, a ideia:

Exemplo:

Podemos perguntar:

Qual é a ACÇÃO da obra “MADAME BOVARY”?

A resposta poderá ser assim:

“Madame Bovary”, um romance do século XIX, foi publicado pela primeira vez em 1856. O seu autor, Gustave Flaubert, pretendeu mostrar que a “educação romântica” que nessa época se ministrava às meninas e rapariguinhas era errada, levando-as a conceber e desejar um mundo irreal, um mundo de sonhos, incompatível com a realidade do dia-a-dia. Educadas desse modo, as jovens esposas sentiam-se desiludidas com o casamento, e insatisfeitas quanto aos maridos. Assim, sem preparação adequada para compreenderem as realidades de uma vida banal, muitas mulheres ficavam disponíveis para acolherem como verdadeiras e leais, as intenções abusivas e oportunistas de falsos apaixonados. Advindo-lhes daí muito maiores desilusões.

***

Ora bem. Quem conta uma história, tem que a mostrar sugestiva!

Qualquer que seja o Autor, ele terá que ENQUADRAR cada episódio, num TEMPO (uma dada época histórica, ou um dado momento do dia, ou um dado momento interior da sensibilidade da personagem... ) e num ESPAÇO (um local, real ou imaginário).

Esses enquadramentos constituem a DESCRIÇÃO:

Para o nosso artigo de hoje, escolhemos a DESCRIÇÃO de um LOCAL.

Mas... Um LOCAL está sempre relacionado com a época do ano, a hora do dia... E até com quem o frequenta num dado momento...

Aqui temos mais um exemplo, ainda retirado da obra “Madame Bovary”:

““Estava-se no princípio de Abril, quando as primaveras começam a desabrochar; corria um vento cálido sobre os canteiros cultivados e as hortas, como as mulheres, pareciam cuidar das suas ‘toilettes’ para as festas de Verão. Através das grades do caramanchão via-se, na extensão do outro lado, correr o rio pela pradaria, desenhando sobre a erva errantes sinuosidades. A neblina da tarde passava entre os álamos ainda sem folhas, esfumando-lhes os contornos com uma tonalidade violácea, mais desmaiada e transparente do que um véu subtil pairando sobre os seus ramos. Ao longe moviam-se animais; não se lhes ouviam os passos nem os mugidos; e o sino, continuando a tocar, prolongava nos ares a sua pacífica lamentação.

Com aquele repetido badalar, perdiam-se os pensamentos de Emma nas suas velhas recordações da juventude e do colégio.”” (1)

Se por acaso, Vocês repararam no título deste artigo, já descobriram quais são aqui, neste excerto, as MARCAS da DESCRIÇÃO:

1)- Em primeiro lugar, continuamos com as formas verbais do Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo:

““ESTAVA-se no princípio de Abril, quando as primaveras começam a desabrochar; CORRIA um vento cálido sobre os canteiros cultivados e as hortas, como as mulheres, PARECIAM cuidar das suas ‘toilettes’ para as festas de Verão. Através das grades do caramanchão VIA-se, na extensão do outro lado, correr o rio pela pradaria, desenhando sobre a erva errantes sinuosidades. A neblina da tarde PASSAVA entre os álamos ainda sem folhas, esfumando-lhes os contornos com uma tonalidade violácea, mais desmaiada e transparente do que um véu subtil pairando sobre os seus ramos. Ao longe MOVIAM-se animais; não se lhes OUVIAM os passos nem os mugidos; e o sino, continuando a tocar, PROLONGAVA nos ares a sua pacífica lamentação.

Com aquele repetido badalar, PERDIAM-se os pensamentos de Emma nas suas velhas recordações da juventude e do colégio.”” (1)

Estamos novamente perante a “magia” do Pret. Imperft. do modo Indict.:

Essa forma verbal dá-nos uma SENSAÇÃO DE CONTINUIDADE, de permanência:

Aquela bela paisagem já existia antes de Emma ali estar naquele dia;

Estava ali naquele dia a inspirar-lhe nostálgicos pensamentos;

E ali permaneceria depois de ela dali se retirar...

E mais:

Como leitores, esta DESCRIÇÃO transporta-nos para junto da protagonista:

Estamos ali com ela, vemos as suas emoções.

Compreendemos que aquela paisagem, na sua serenidade, reportava-a aos tempos despreocupados da sua juventude.

Aquela paisagem, pela sensação de continuidade que provocou, como que entrou dentro do campo de consciência da infeliz Emma, trazendo-lhe um pouco de paz...

2- Mas neste excerto, há ainda outras MARCAS da DESCRIÇÃO:

Temos que repetir a transcrição, mas agora assinalando outros detalhes:

““Estava-se no princípio de Abril, quando as primaveras começam a desabrochar; corria um vento cálido sobre os canteiros cultivados e as hortas, como as mulheres, pareciam cuidar das suas ‘toilettes’ para as festas de Verão. Através das grades do caramanchão via-se, na extensão do outro lado, correr o rio pela pradaria, DESENHANDO sobre a erva errantes sinuosidades. A neblina da tarde passava entre os álamos ainda sem folhas, ESFUMANDO-lhes os contornos com uma tonalidade violácea, mais desmaiada e transparente do que um véu subtil PAIRANDO sobre os seus ramos. Ao longe moviam-se animais; não se lhes ouviam os passos nem os mugidos; e o sino, CONTINUANDO a tocar, prolongava nos ares a sua pacífica lamentação.

Com aquele repetido badalar, perdiam-se os pensamentos de Emma nas suas velhas recordações da juventude e do colégio.”” (1)

Como se vê, assinalámos umas FORMAS VERBAIS de que ainda não falámos anteriormente:

DESENHANDO

ESFUMANDO

PAIRANDO

CONTINUANDO

Estamos perante o GERÚNDIO:

O GERÚNDIO é esta forma verbal que nem sequer se “conjuga” (2):

Nesta DESCRIÇÃO, sugere-nos COMO se prolongava o entardecer... Reforça a sensação de continuidade que referimos antes!

3- Há ainda os ADJECTIVOS:

Como sabemos, os ADJECTIVOS são a classe de palavras que nos informa sobre as QUALIDADES dos seres (pessoas, animais, mundo vegetal), e das coisas:

Neste excerto, temos:

““Estava-se no princípio de Abril, quando as primaveras começam a desabrochar; corria um vento CÁLIDO sobre os canteiros cultivados e as hortas, como as mulheres, pareciam cuidar das suas ‘toilettes’ para as festas de Verão. Através das grades do caramanchão via-se, na extensão do outro lado, correr o rio pela pradaria, desenhando sobre a erva ERRANTES sinuosidades. A neblina da tarde passava entre os álamos ainda sem folhas, esfumando-lhes os contornos com uma tonalidade VIOLÁCEA, mais desmaiada e transparente do que um véu SUBTIL pairando sobre os seus ramos. Ao longe moviam-se animais; não se lhes ouviam os passos nem os mugidos; e o sino, continuando a tocar, prolongava nos ares a sua PACÍFICA lamentação.

Com aquele repetido badalar, perdiam-se os pensamentos de Emma nas suas VELHAS recordações da juventude e do colégio.”” (1)

Através destes ADJECTIVOS, nós, leitores, sentimos a suavidade daquela tarde maravilhosa! Sentimos que a temperatura da tarde ainda se mantinha quente, sabemos que o rio se espalhava sobre a erva, vemos o céu já cor de violeta do entardecer, e ouvimos o toque do sino na sua mensagem de paz...

Nós, leitores, somos de facto transportados ao mundo da personagem!

4- MAS... Há ainda um pormenor que quase não se nota!

Repare bem na 2ª e 3ª linhas da transcrição:

““...um vento cálido sobre os canteiros cultivados e as hortas, COMO as mulheres, pareciam cuidar das suas ‘toilettes’ para as festas... ...””

É uma COMPARAÇÃO:

O Autor compara a graciosidade dos canteiros tão bem cuidados, com as mulheres que se adornam para uma festa!...

Pois, de facto, era Abril, era Primavera!

A COMPARAÇÃO dá um ar coloquial ao discurso (ao texto)!

PARECE que o Autor está a conversar connosco, os seus deliciados leitores!

Finalmente, para concluir:

Neste exemplo, temos 4 importantes marcas de uma DESCRIÇÃO, todas elas contribuindo para nos dar a sensação de que estamos lá, naquele LOCAL, acompanhando de perto as personagens e vendo tudo o que elas vêem;

Mais, através daquela COMPARAÇÃO, até parece que o Autor está a conversar connosco!

RESUMINDO:

A DESCRIÇÃO é um complemento da Narrativa.

São características da DESCRIÇÃO:

= as formas verbais no Pretérito IMPERFEITO do Modo INDICATIVO;

= as formas do GERÚNDIO – que nos sugerem muito bem uma acção em prolongamento – e percebemos que estas formas se caracterizam pela terminação -ndo;

= a presença dos ADJECTIVOS, classe de palavras que nos informa sobre as QUALIDADES das coisas que vemos ou ouvimos ou sentimos;

= a presença de COMPARAÇÕES.

____

(1)- Mesma edição utilizada nos capítulos anteriores; página 105.

***

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

= Sobre DESCRIÇÃO, poderá ver adiante, o capítulo 18.

= Sobre o GERÚNDIO, poderá ler:

https://www.infoescola.com/portugues/gerundio/

Myriam 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 13/01/2021
Reeditado em 26/03/2021
Código do texto: T7159085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.