TEORIA LITERÁRIA – Apresentação
***
Os textos que se seguem são elaborados a partir de algumas notas que fiz há uns dois anos atrás, para dar aos meus Netos um apoio nos seus estudos, em matérias de Literatura.
Como vivem longe de mim, tive que organizar algumas noções fundamentais de TEORIA LITERÁRIA.
Então, esses textos aqui ficam, mas agora remodelados, dedicados a algum ou alguma estudante que porventura venha visitar as minhas páginas.
*
Para que alguém possa fazer uma auto-avaliação do seu trabalho, é preciso que disponha de noções, ou bases, teóricas.
As notas que se vão seguir, além da sua finalidade informativa, têm ainda a utilidade de fornecer aos estudantes a informação necessária para que possam fazer uma auto-avaliação dos seus trabalhos sobre qualquer tema de Literatura - seja Literatura em Língua Portuguesa, ou em qualquer outra Língua.
*
NO ENTANTO, as noções que aqui exponho não deverão ser tomadas como "modelo", ou paradigma.
Estas noções que aqui deixo serão, apenas, um ponto de partida para estudos mais avançados!
Por outro lado, os textos aqui expostos vão sendo ajustados à medida que vou progredindo nas matérias, e assim, será útil que os leitores vão sempre observando os textos já publicados.
.
Conto, pois, com a vossa paciência, e do mesmo modo, espero estar a ser útil.
***
Acrescento, ainda, que estas NOTAS são o resultado de uma vida de muito estudo, muitas leituras, uma vida dedicada ao Ensino.
Assim, estas NOTAS são também o resultado de muita reflexão:
MAS neste momento, não estou a consultar nenhuma obra em que me apoie, para evitar qualquer tipo de influência (plágio).
***
Há ainda uma outra precaução:
A minha formação literária foi feita na perspectiva da História da Cultura Europeia, também referida como Cultura Ocidental.
Mas essa História representa uma parcela da Humanidade.
Ao longo da minha vida, fui tentando adquirir conhecimentos sobre outras Culturas, nomeadamente a Cultura Árabe da Idade Média que foi tão importante na História de Portugal, e na história da província onde nasci: o Algarve. Sobre este último aspecto, tenho estudado com a insistência possível a Poesia do Al-Andalus.
Para além desse estudo, procurei inspiração na Poesia da China Antiga, que adoro!
Procurei também informação sobre a Poesia e Mitos do Médio Oriente Antigo: Egipto e Mesopotâmia, Pérsia, Grécia, Bizâncio...
Claro que todas estas viagens poéticas são feitas através de traduções. O que seria do Mundo sem as traduções?
.
MAS por que venho eu repetir aqui, coisas que já estão ditas nos meus traços biográficos?
.
PORQUE a Cultura Europeia é narcisista. Considera-se a melhor do Mundo... Porque a Cultura Europeia, ao expandir-se e espalhar-se por outros Continentes, destruiu pessoas, e bens materiais e espirituais.
É de lamentar, sim, que a História da Europa tenha sido como foi.
Por isso que actualmente, neste Tempo em que nos é dado viver, tomo posição contra a crueldade dos comportamentos totalitários, herdeiros desse Passado Europeu arrogante e opressor.
ASSIM, tenho consciência de que as noções sobre Literatura que aqui deixo, têm um interesse limitado aos estudantes de Línguas Ocidentais...
No entanto, espero que os princípios de organização mental e métodos de raciocínio que aqui tento legar, sejam de interesse mais vasto...
© Myriam Jubilot de Carvalho
2020
.
.