DIA DO TROVADOR – 18 DE JULHO

DIA DO TROVADOR – 18 DE JULHO

O dia 18 de julho no Brasil é dedicado aos trovadores, A data foi fixada em homenagem ao precursor do movimento trovadoresco nacional – Luiz Otávio.

As pesquisas mostram que a trova chegou ao Brasil com os portugueses e continuou com José de Anchieta e Gregório de Matos. Intensificou-se com Tomaz Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa. Chegou aos românticos – Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Castro Alves. No parnasianismo foi cultivada por Olavo Bilac e Vicente de Carvalho. No modernismo temos Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

O termo TROVA é derivado do verbo trosever (truvê), significando achar. Daí o denominar-se “achado” a ideia inusitada, a maneira ímpar de se dizer algo empregando alegorias, comparações e figuras de pensamento, no jogo de palavras, em frases de vai-e-vem, no toque mágico, que valoriza qualquer produção literária.

A trova foi originada da quadra popular portuguesa e passou a ser estudada literariamente na década de 1950. A partir de 1950 surgiu no Brasil o movimento cultural que chamou-se Trovismo, palavra criada pelo poeta J. G. de Araújo Jorge e pelo escritor e historiador Eno Theodoro Wanke, que publicou em 1978 o livro “O Trovismo”, onde contou a história do movimento de 1950 em diante.

Luiz Otávio, pseudônimo usado por Gilson de Castro, conceituado cirurgião dentista carioca, nascido no Rio de Janeiro em 18 de julho de 1916, formado pela Faculdade Nacional de Odontologia, em 1936, passou a propagar a trova pelo Brasil e é considerado o percursor do movimento trovadoresco brasileiro, Em 1956 publicou a primeira Coletânea de Trovas, intitulada "Meus irmãos, os Trovadores", contendo mais de duas mil Trovas, mais de seiscentos autores brasileiros, notas elucidativas e bibliográficas.

Luiz Otávio, por seu trabalho em prol da trova é seu Presidente Honorário Perpétuo é considerado o príncipe dos Trovadores brasileiros. Inclusive em Congresso de Trovadores realizado em São Paulo no ano de 1960 foi eleita a família real da trova no Brasil, composta por:

a) Rainha da Trova - Lilinha Fernandes

b) Rei da Trova - Adelmar Tavares;

c) Príncipe dos Trovadores - Luiz Otávio.

Em 1960 o Grêmio Brasileiro de Trovadores instituiu os Jogos Florais impulsionando o movimento trovadoresco, embora ainda incipiente. Ainda no ano de 1960, Luiz Otávio, juntamente com J. G. de Araújo Jorge criaram os Jogos Florais de Nova Friburgo, com o apoio do Prefeito Municipal da Cidade, Dr. Amâncio de Azevedo e do Trovador Rodolpho Abbud, Os Jogos Florais se realizam, ininterruptamente, desde 1960 e seus festejos fazem parte do calendário oficial do aniversário do município de Nova Friburgo.

Somente com a fundação da União Brasileira de Trovadores - UBT, em 21 de agosto 1966, instalada oficialmente em 1º de janeiro de 1967, sob a liderança de Luiz Otávio juntamente com idealistas do Rio de Janeiro, o movimento foi alavancado e expandiu-se pelo Brasil. Luiz Otávio também fundou a UBT Nacional, no Rio de Janeiro. A UBT se expandiu em pouco tempo, contando hoje com uma várias Seções e Delegacias em quase todo o território nacional, onde se realizam dezenas de concursos de Trovas por ano, na maioria com mais de um tema o que, no cômputo geral, ultrapassa a 120 certames por ano.

LUIZ OTÁVIO foi o primeiro Presidente da UBT, tendo se tornado pouco tempo depois Presidente Nacional e posteriormente, Presidente Perpétuo, o mais alto título concedido pela agremiação. Ele também recebeu o título máximo da trova, Magnífico Trovador, no Décimo Quinto (XV) Jogos Florais, por ser vencedor três anos consecutivos com suas trovas.

O Neotrovismo é a renovação do movimento em torno da Trova no Brasil surgiu em 1980, com o movimento denominado Neotrovismo, criação por Clério José Borges do Clube dos Trovadores Capixabas.

A União Brasileira de Trovadores – UBT é uma é uma associação civil, cultural e recreativa, de âmbito nacional, de fins não econômicos e é regida por Estatuto e seu Regimento Interno. Tem como emblema um brasão único para todas as Seções filiadas, alterada apenas a legenda, que denomina cada Seção objetivando o estudo, cultivo, divulgação da trova e congraçamento entre trovadores.

A UBT trabalha a trova literária e determina como trova, para concursos: “A composição poética de quatro versos setissílabos em que rimam o 1° com o 3°, o 2° com o 4° versos, rimas cruzadas ou intercaladas (ABAB), com sentido completo”, considerando como trovador o autor da trova.

Atualmente a UBT está presente e atuante com suas representações em grande parte do território nacional e em outros países, através de Seções ou Delegacias, onde são realizados concursos de Trovas, geralmente sob a coordenação de um presidente de Seção da UBT ou de um Delegado da UBT.

A UBT é uma entidade literária brasileira com presença e atuante no todo o território nacional, em cerca de 250 municípios brasileiros, além de representação no exterior, a exemplo em países como a Argentina, México, Espanha, Peru, Colômbia, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Estados Unidos, entre outros.

A UBT Nacional é composta de uma diretoria composta de trovadores – Presidente, Vice Presidente e Secretário, além de um Conselho. Da UBT Nacional emanam orientações e a publicação de do Boletim da UBT Nacional onde são divulgados: a) os Concursos de Trovas abertos e em andamento - constando o âmbito, temas, prazos e normas dos concursos; b) o resultado dos concursos de trovas – indicando a classificação, o nome e o estado dos classificados de cada concurso.

Cada secção da UBT no município também é composta de uma diretoria – Presidente, Vice Presidente de Administração, Vice Presidente de Finanças, Vice Presidente de Cultura e Relações Públicas, Secretário, e coordenador de Juventrova.

O Delegado da UBT é nomeado pelo Presidente Estadual da UBT em um município para motivar, congregar e iniciar o movimento trovadoresco no município para o qual é designado como Delegado da UBT.

Habitualmente há reuniões mensais nas secções da UBT, onde são realizados concursos internos de trovas, saraus, rodadas de trovas, oficinas de trovas, palestras e outras ações para motivar a produção e disseminação da trova. O Coordenador de Juventrova tem a função de motivar a disseminação da trova junto aos jovens, escolas, faculdades, universidades, grupos específicos na sociedade, no sentido de formar novos trovadores, fortalecendo assim o movimento trovadoresco nacional.

No Estado do Ceará há as secções da UBT de Fortaleza, Maranguape, Pentecoste, Ocara, Maracanaú, Canindé e a Delegacia da UBT de Aracoiaba. Há também a UBT-Ceará (UBT Estadual) e o conselho de UBTs de Ceará.

A grande homenagem aos trovadores é feita com trovas, tema “Trovador” representada pelas trovas e trovadores abaixo.

a) Trova de Luiz Otávio

Trovador, grande que seja

tem esta mágoa a esconder:

a trova que mais deseja

jamais consegue escrever...

Luiz Otávio

b) Trova de Domittila Beltrame – Presidente da UBT Nacional:

Olho o céu cheio de estrelas

nesta noite... Que bonito!

É Deus, penso assim ao vê-las,

o Trovador do infinito!...

Domitilla Borges Beltrame

São Paulo/SP

c) Trova de Carolina Ramos:

Tens n’alma a doce alegria

de um sabiá cantador...

vives de sonho e poesia,

meu caro Irmão Trovador!.”

Carolina Ramos

Santos/SP

d) Trova de Ney Garcez:

Deus fez tudo o que quisera,

fez o Céu, e fez as flores,

fez mais linda a Primavera

e, depois... Os Trovadores!

Nei Garcez

Curitiba/PR

e) Trova de Moreira Lopes:

Faça bela poesia

e mostre ser trovador

com trovas em harmonia

falando de um grande amor.

Moreira Lopes (Dedé Lopes)

UBT-Maranguape/CE

f) Trova de Moreira Lopes:

A paixão do trovador

pode ser dita na trova

expressando o seu amor,

é o carinho que se aprova.

Moreira Lopes (Dedé Lopes)

UBT-Maranguape/CE

Fontes:

Ana Cristina Silva Gonçalves – Texto na Internet.

Boletim da UBT-NACIONAL.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trova

http://www.clerioborges.com.br/oficinaorigem.html

http://www.paralerepensar.com.br/cleriojose_definicoesorigemdatrova.htm

https://sites.google.com/site/ubtpinda/historiadatrova

https://vivatrova.blogspot.com/2011/09/breve-historia-da-trova.html

www.clerioborges.com.br

www.diarioon.com.br

www.falandodetrova.com.br

www.trovas.com.br

www.ubtnacional.com.br

**********

Parabéns a todos os trovadores pela

passagem do dia do trovador

Salve 18 de julho – Dia do Trovador

**********

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Moreira Lopes
Enviado por Moreira Lopes em 18/07/2020
Reeditado em 21/07/2020
Código do texto: T7009306
Classificação de conteúdo: seguro