O que é a TROVA? Nota Técnica.

O QUE É A TROVA-Nota Técnica..

Muito se tem falado sobre o tema trova, ocorre que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova. Embora, eu goste de compor trovas, considero-me um aprendiz. Não obstante, tenho algum conhecimento nesse campo já que fui integrante da UBT/Santos. Acredito que esta NOTA possa ser útil até para difundir o gênero, entre os poetas do Recanto.

A TROVA é uma modalidade literária de poesia.É a arte da síntese, pois trata-se de um poema completo. É uma forma fixa de versificação composta de quatro versos (linhas) setessílabos (redondilha maior), portanto os versos são metrificados, com sete sílabas poéticas

Na trova, a rima é obrigatória,rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto (forma clássica e tradicional). Existe ainda a forma simples, em que se rima apenas o segundo verso com o quarto. Tolera-se também a rima paralela no meio da trova, ou seja, o segundo e o terceiro versos, rimando o primeiro verso com o quarto para completar a trova.

Eu costumo chamar a trova de “a arte de Luiz Otávio” , cognominado de “ o príncipe dos trovadores”, que compôs verdadeiras obras-primas, como estes exemplos:

Passado só é passado,

Se esquecido faz-se ausente,

Com saudade relembrado.

Passado é quase presente.

Quanto poema extenso, mudo,

Sem transmitir nada à gente,

E eu sei que te digo tudo,

Em quatro versos, somente...

EMILIO CARLOS ALVES
Enviado por EMILIO CARLOS ALVES em 07/11/2005
Código do texto: T68184