PORQUE TROCAMOS PRESENTES NO NATAL

Segundo a história, nem sempre o dia 25 de Dezembro foi dia de Natal e nem a comemoração do nascimento de Jesus. A origem da celebração deste dia parece ser muito antiga, mas a filiação mais direta, provêm como tantas outras coisas, dos Romanos. Estes celebraram durante muito tempo uma festa dedicada ao Deus Saturno que durava cerca de quatro dias e encerrava-se no dia 25 de Dezembro.

Nesse período ninguém trabalhava, visitava-se os amigos, oferecia-se e trocava-se presentes. Normalmente produtos agrícolas. Quem oferecia um feixe de trigo, recebia um feixe de varas de vime por exemplo. Quem oferecia um punhado de Olivas, recebia uma trouxa de gengibre e assim por diante. Os escravos recebiam permissão temporária para fazer tudo o que lhes agradasse, sendo servidos pelos amos. Era também coroado um rei que fazia o papel de Saturno. Esta festa era chamada Saturnália e realizava-se no solstício de Inverno.

Era uma data muito importante para as economias agrícolas – e os Romanos eram um povo de agricultores. Fazia-se tudo para agradar os Deuses e pedir-lhes que o Inverno não fosse tão rigoroso e o Sol retornasse ressuscitado no início da Primavera. Propiciando assim, uma boa colheita no próximo ano.

Outros cultos existiam também, como é o caso do Deus Apolo, considerado como “Sol invicto”, adorado como Deus-Sol. Muito popular entre o exército romano. Era celebrado nos dias 24 e 25 de Dezembro, data que, segundo a lenda, correspondia ao nascimento da divindade. O sol.

OBS: Em 273 o Imperador Aureliano havia estabelecido o dia do nascimento do Sol em 25 de Dezembro.

Em 313, o Imperador Constantino "converte-se" ao Cristianismo, ou "adota" e oficializa a Igreja Católica Romana como base de apoio ao Império, procurando confundir diversos cultos pagãos com os seus.

Desistindo de competir com a Saturnália, deslocou um pouco a sua festa e absorveu o festejo pagão do nascimento do Sol transformando-o na celebração do nascimento de Jesus Cristo que até então era comemorado em 06 de Janeiro. (É mais fácil mudar o calendário do que mudar a apetência do povo pelas festas).

Podemos ver que, até a data de comemoração do nascimento de Jesus, mudou, mas o costume de dar e trocar presentes, permanecem até os tempos atuais...

Pesquisa: Império Romano

Divulgação: Norberto Castro

NORBERTO CASTRO e google
Enviado por NORBERTO CASTRO em 20/11/2019
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T6799850
Classificação de conteúdo: seguro