SEMINÁRIO DE LITERATURA - MODERNISMO (cont. 1)

CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO:

1-Ativismo antiparnasiano, sólida demolição. Falso anúncio publicado na revista "Klaxon" (o som modernista da buzina), "Panuosopho, pateromnium & Cia. - Grande fábrica internacional - sonetos, madrigaes (grafia da época), balladas (idem) e quadrinhas......... - Tabella (ibidem) geral........." / 'soneto simples, também com rimas ricas, consoante de apoio'... ironia contra os poetas anteriores.

2-Linguagem cotidiana, do dia-a-dia, sem rebuscamentos. Incorporação irreverente da realidade ao plano artístico, rebeldia geral. Compare poemas: "...nem de Carrara (...) O alvo cristal, a pedra rara. / O ônix prefiro." - Profissão de Fé, BILAC. --- "Três meninos e duas meninas, / sendo uma ainda de colo. / A cozinheira preta, a copeira mulata, / o papagaio, o gato, o cachorro, / as galinhas gordas no palmo da horta / e a mulher que trata de tudo." - Família, DRUMMOND. ----- Em especial na prosa, também incorporação do dialeto reginal, preocupação com ambientes, paisagem, costumes e povo de cada região do país: o homem e os modos de falar do brasileiro (já manifestação em EUCLIDES no começo do século).

3-Presença da máquina. Introduzida na obra dos artistas modernos, realidade da revolução tecnológica do novo século. Vem de Portugal: "A dolorosa luz das grandes lâmpadas da fábrica (...) a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos." - Ode triunfal, FERNANDO PESSOA.

4-Liberdade radical de criação. Literatura sem regras. "Estou farto do lirismo comedido (...) bem comportado, funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor........." - Poética, MANUEL BANDEIRA --- Poema "O poeta come amendoim" - MÁRIO DE ANDRADE, linguagem coloquial da cidade de São Paulo na época, dedicado ao amigo DRUMONND (comparar com "Pátria", de BILAC.)

5-Exploração do inconsciente. Sob influência de FREUD (1856/1939), médico criador da psicanálise, autores buscam revelar os segredos do inconsciente dos personagens: "Levantei-me há cerca de trinta dias. (...) não me restabeleci completamente. Das visões que me perseguem (...) naquelas noites compridas umas sombras permanecem........." - Angústia, GRACILIANO RAMOS.

6-Problemas sociais. Ah, sim, miséria e desemprego (eternidades!), exploração do homem pelo homem, denúncias. "E num foguinho de garranchos, (...) um dos últimos fósforos (...) assaram e comeram as tripas, insossas, sujas, apenas escorridas nas mãos." - O quinze, RAQUEL DE QUEIROZ.

7-Várias leituras. Desafio para o leitor interpretar certas mensagens da obra de arte. Poeta omite elementos esclarecedores de texto: "No meio do caminho tinha uma pedra........." - CDA. (Se foi piada ou tempo vago no serviço público, o poeta CARLOS jamais definiu.)

8-Verso livre. Em especial na primeira fase modernista, sem obrigatoriedade de temas, "se o censor não existe, tudo é (ou era?) permitido" (parodiando DOSTOIÉVSKI, ateu, em "Os irmãos Karamazov") - para escandalizar e assombrar mesmo, como jogar excrementos no ventilador a todo volume. Nada de contar silabazinhas ou caçar rimas decentes ou absurdas (a mais recente ousadia de CHICO BUARQUE...), importa é um ritmo em voz alta: " - O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado." - Pneumotórax, MANUEL BANDEIRA.

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LEIAM meus trabalhos "Ainda Oswald..." - Briga de "compadres" - "Visitando Freud em Viena".

NOTAS DO AUTOR:

TUPI - um dos grupos indígenas que primitivamente habitavam o Brasil.

CHARGE (de Raul, publicada na revista ilustrada "O malho", 1914, sobre a carestia) - "A crise" - Granfino enchapelado, casaca, sapatos brilhosos, só olhando... há um cão próximo: "Perdão, cavalheiro, este osso é meu: fui eu quem o viu primeiro."

FONTE:

Pot-pourri de recortes de livros em desuso.

(Segue.)

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 17/11/2019
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