SEMINÁRIO DE LITERATURA - PRÉ - MODERNISMO
1---MOMENTO HISTÓRICO ---------- Brasil, a partir de 1894 - novo período da história republicana com a posse do paulista PRUDENTE DE MORAIS, primeiro presidente civil, início da apelidada "República do Café-com-Leite" dos grandes proprietários rurais (antes, "República da Espada": marechais DEODORO e FLORIANO), época áurea da economia cafeeira no Sudeste: em revezamento nada disfarçado, no poder os senhores do café (São Paulo) e os do gado (Minas Gerais) --- volumosa entrada de imigrantes, notadamente italianada --- esplendor amazônico do ciclo da borracha (1896, Teatro Amazonas inaugurado em Manaus) --- surto da urbanização rápida de São Paulo --- saneamento e embelezamento do Rio de Janeiro (Avenida Central e Chopp Cantante no Passeio Público, por exemplo). // Prosperidade X fortes contrastes da realidade brasileira: época de agitações sociais --- primeiros gritos de revolta do abandonado Nordeste --- final do século XIX, Revolta de Canudos, na Bahia, tema de "Os sertões", a mais importante obra de EUCLIDES DA CUNHA (publicação em 1902: diferenças entre o modo de viver nas grandes cidades litorâneas X o modo de tentar viver "daqueles rudes patrícios do interior, "mais estrangeiros nesta terra que os imigrantes da Europa") --- ao início do século XX, Ceará como palco de conflitos, figura central padre Cícero, o famoso "Padim Ciço" --- sertão em tempo de cangaço, com a figura lendária de Lampião. // 1904, Rio de Janeiro, rápida mas intensa revolta popular, luta contra vacinação obrigatória idealizada por OSVALDO CRUZ; em realidade, revolta geral contra o alto custo de vida, o desemprego e rumos da República. / 1910, importante rebelião da marinheirada, sob a liderança de JOÃO CÂNDIDO, o "almirante negro", a "Revolta da Chibata", contra o castigo corporal. / Ao mesmo tempo, em Sampa, as classes trabalhadoras, sob orientação dita anarquista, iniciam os primeiros gritos de revolta por melhores condições de trabalho.
2---PRÉ-MODERNISMO ---------- A---ÉPOCA ---- No início do século XX, progresso e ciência prometendo destino feliz para a humanidade - automóvel, telégrafo, telefone, lâmpada elétrica, cinema (inclusive ao ar livre para felicidade popular), avião... // Diversas tendências artísticas, a vanguarda europeia (pioneirismo cultural, artístico e científico - influência futura no surgimento do movimento modernista brasileiro). Fim da "República Velha" - centro econômico e cultural deslca-se para o Sudeste. Tempo da "belle époque", entusiasmo só abalado com a eclosão da I GM (1914/18 - Brasil entrará em 1917). Classe dominante em consumo desenfreado, luta para manter privilégios - nos centros urbanos, surge a classe média dos burocratas, comerciantes e profissionais liberais exigindo maior participação na economia e na política - operariado se organizando. // Distanciamento entre as classes sociais - no terreno das artes, elite na valsa, polca e opereta, povo na modinha, danças populares (lundu, maxixe e samba) - CARNAVAL, principalíssima festa popular do Rio. ---------- B---ESTILO --- Nesse contexto, uma LITERATURA de transição entre Realismo/Naturalismo e Modernismo. / Uma das propostas do PRÉ-MODERNISMO: "(re-)descobrir o Brasil", razão na época de várias obras denunciando a realidade brasileira. Obras escritas ou publicadas entre 1902 e 1922, realização da Semana de Arte Moderna. / Duas facetas transacionais: a-Caráter conservador, permanência de elementos naturalistas e parnasianos X b-caráter renovador, interesse crítico na realidade social da época. Parnasianismo, gosto das elites; Simbolismo, pouca aceitação, ainda com adeptos. / Nova literatura, registro dos desequilíbrios sociais do tempo, caráter social que denúncia-questiona-propõe soluções - nova visão crítica sobretudo na prosa, exceção de AUGUSTO DOS ANJOS na poesia, ainda padrões parnasianos. ---------- C---PROSA ----- Traços mais marcantes: a-Espaço físico localizado - sertão nordestino, interior dos Estados, subúrbios da Capital Federal (Rio) --- b-Personagens - sertanejo, caipira, marginalizados do processo social (mestiço, negro, imigrante), classe média trabalhadora correndo atrás do progresso -cTemática - problemas da realidade brasileira do momento: Canudos; drama do imigrante, em especial o alemão, em "Canaã", de GRAÇA ARANHA (1902); marginalização dos suburbanos; preconceito de cor e raça; nacionalismo exacerbado e inútil, em "Recordação do escrivão Isaías Caminha" (1909) e "Triste fim de Policarpo Quaresma" (1915), de LIMA BARRETO; situação do caipira paulista - figura do Jeca Tatu, de MONTEIRO LOBATO, e "Os caboclos", contos de VALDOMIRO SILVEIRA (1920), e também do homem rural gaúcho, em "Contos gauchescos", de SIMÕES LOPES NETO (1912).
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