Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: A didática na prática pedagógica


Todos os dias, o ser humano, avalia, julga, não há o que se dizer, sobre o ocorrido lá fora, de modo que avaliar, seria para corrigir? Ou seria d'outra forma, auxiliar o individuo! Em palavras citada pelo nobre professor há três formas de se avaliar sendo avaliação somativa, formativa e diagnostica
mas o que diz cada uma delas?
Somativa, baseada nos resultados cumulativos obtidos ao longo do bimestre ou semestre letivo. A formativa acontece durante a etapa ou unidade do processo, e a diagnostica é o processo de sondagem ou retrospecção situacional, avaliando se o aluno aprendeu e como aprendeu. uma etapa a qual tem por objetivo verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessário para selecionar dificuldades encontradas.
Logo caberá a cada, saber como aplicar cada método de avaliação, cá citada, onde a somativa compreende a soma de vários instrumentos avaliativos. e ao optar por este método de avaliar, assume se duas vertente; a classificação e a aprovação. a classificação diz respeito a quantidade conhecimento que o aluno demonstrou ter adquirido. Enquanto a formativa, ao contrário da somativa, não tem objetivo final de atribuir notas ou classificar, o educador promove um levantamento das informações e registra suas observações acerca do comportamento apresentado por cada aluno. N'outra a avaliação diagnostica, funciona como um diagnostico da realidade que se pretende examinar, fornecendo uma informação prévia acerca dos aspectos enfocados.
Em critérios amplos, os seres humanos vivem avaliando e julgando o próximo, e raras exceções avalia e se cobra a si mesmo. Um dos exemplos clássicos é quando uma mulher analisa a roupa de uma noiva, em seu casamento, "que belo vestido, porém ela não merecia ele". O processo de avaliar do ser humano, é muito amplo, as vezes uma boa avaliação, por exemplo mercadológica, para à aquisição de um bem imóvel, a instituição bancaria confiará em seu avaliador (corretor de imóveis/engenheiro), simplesmente para se proteger.
A avaliação é algo natural, então que saibamos fazer as avaliações, seja na parte pedagógica, ou empresaria, com zelo e muito amor.
Heronildo Vicente
Enviado por Heronildo Vicente em 17/10/2019
Código do texto: T6772284
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Heronildo Vicente
Ilha Solteira - São Paulo - Brasil, 41 anos
401 textos (10828 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/19 02:53)
Heronildo Vicente