MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Aula no Ensino Médio - PARTE II

7-GLOSSÁRIO - definições:

CÓDIGO - sistema de SIGNOS e regras que permitem formular uma MENSAGEM e compreendê-la. / CULTO AO HERÓI - reverência inadequada ou exagerada a uma figura pública determinada, geralmente personalidade histórica antiga ou política atual. Atenção! Cuidado com fakes e/ou fotomontagens (sósias e dublês existem, bem pagos...): multplicidades, com letra minúscula mesmo, de tarzan, super man, homem-aranha... puro "cinema"! / ENFOQUE - maneira determinada de localizar ou tratar um determinado assunto. / EQUÍVOCAS - frases que possuem mais de um significado ou se prestam a mais de uma interpretação. / ICÔNICO - signo que tem relação de semelhança com o objeto representado; por exemplo, a figura de uma televisão para simbolizar a programação das diferentes emissoras. / INSÓLITO - incomum, contrário a costume-uso-regras. / JARGÃO - gíria profissional, difícil de ser compreendida pelas outras pessoas. / MENSAGEIRO - que anuncia ou leva-traz com rapidez uma mensagem.

8-TEXTOS SATÍRICOS - desenhos, ícones:

CARTUM - meios de comunicação - desenho humorístico ou carricatural, espécie de anedota gráfica que satiriza comportamentos humanos, geralmente destinada à publicação jornalística, cinema ou desenho animado. Entendimento eterno. / CHARGE - sátira por meio de uma caricatura, ridicularizando algum acontecimento atual com uma ou mais pessoas envolvidas - palavra de origem francesa significando "carga", isto é, exagero dos traços do caráter de alguém ou algo para torná-lo burlesco. Entendimento momentâneo, porém uma "vassoura" simbólica de uma era pode ser entendida por muitas décadas.

9-CINEMA DE ANIMAÇÃO:

FILME "Voando alto", produtora Luxx, Alemanha, 2018 - visual com andorinhas e gaivotas convincentes, lindas tomadas aéreas. Manou é uma andorinha órfã criada por gaivotas francesas e terá que mostrar seu valor para ser totalmente aceita no grupo - mensagem é que todos são semelhantes, isto é, pássaros, e por isso devem viver em harmonia, metáfora de um mundo tolerante. Na telona, mescla de cartum eterno e charge temporária: não por acaso a trama ocorre na costa europeia, ponto de desembarque de refugiados de diferentíssimas nacionalidades e evidentemente hábitos-usos-culturas, inclusive religiosas... e duas andorinhas se chamam Califa e Yussuf.

10-HQ - GENTE FINA, de BRUNO DRUMMOND - Duas amigas conversando: "eu e o meu marido estamos com problemas de comunicação." "vocês não conversam um com o outro?" "nós até tentamos... mas a Internet lá em casa está péssima." / Morena: "ele falou mal de mim na minha frente." Loura: "logo de você, que falava mal dele pelas costas..." / A morena com celular na mão. Loura: "dê uma checada na notícia que eu postei." Morena: "quer saber se é verdadeira?" Loura: "não, quero saber se estão curtindo." / Morena: hoje é muito importante ser sustentável." Loura: "eu sei... estou procurando alguém que me sustente." / Morena: "conheci o cara por meio de um aplicativo de encontros casuais. mas deu tudo errado." Loura: "por quê?" Morena: "vamos nos casar em outubro." / Loura: "não aceito que me tratem como um objeto." Morena: "eu também não." Loura: "a não ser que seja como um celular novo, tamanho delicadinho, importação chinesa de 5.000 reais à vista." / Loura: "recebi mais um comentário ofensivo no Instagram..." Morena: "covardes! eles não têm coragem de dizer na tua cara o que dizem nas redes sociais." Loura, em pose de ioga: "ainda bem." / Loura: "acho tão feio vazar, conspirar e delatar..." Morena: "eles não têm nenhuma ética." Loura: "estou falando da gente." // Casal: ele, celular na mão, distraído. Ela: "antes éramos só nós dois na cama. agora, somos eu, você, o grupo da família, dos amigos, do trabalho e do futebol." / Aparelho de tevê: "...pra foraaa!!!" Ele: "putz! graças a deus essa bola não entrou." Ela, ares de decepção, desesperança: "eu acho que deus tem mais com o que se preocupar..." Ele, desligadão: "por quê? quem mais joga hoje?"

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/08/2019
Código do texto: T6728353
Classificação de conteúdo: seguro