Características do Herói Observadas no Poema Épico Beowulf

Os heróis e suas histórias representam bem o anseio que nós, como seres humanos, temos de proteção, segurança, amor e aceitação. Esses heróis são também, em certo sentido, a representação do divino aqui na Terra.

Beowulf, o herói do primeiro e mais longo poema épico escrito em Old English, assume algumas características que correspondem aos anseios do povo da sua época e, devido à sua conservação e difusão, influencia poderosamente as pessoas do nosso tempo. A seguir, são mostradas as razões, observado o seu perfil nas batalhas travadas no decorrer de todo o poema.

Logo no início, quando Beowulf recebe notícias de que Hrothgar, rei da Dinamarca, e todo o seu povo vêm sendo assolados pelos ataques de um monstro que era da descendência excluída de Caim, ele tem algumas atitudes que muito revelam seu caráter. Primeiro, o desejo de obter honra, glória e fama, decorrentes de atitudes prodigiosas. Segundo, o desapego à sua própria vida em benefício dos outros, mostrando isso quando decide partir para socorrer o rei em apuros. Terceiro, sua inquietação diante das injustiças e sofrimentos dos outros. E, por último, o profundo respeito e confiança que ele tinha dos seus conterrâneos, os Geats, visto que ninguém tentou dissuadi-lo da sua decisão.

Na sua chegada à praia do reino de Hrothgar quando é tratado com suspeitas de ser um espião ou possível invasor, Beowulf mostra profunda sabedoria e grande sensatez no diálogo com o oficial da guarda costeira. Isso lhe concede acesso imediato e irrestrito ao rei.

No seu primeiro confronto, com o monstro Grendel, o herói luta sem armas. Esse fato mostra dois atributos inestimáveis que ele tinha. O primeiro era a extrema coragem de enfrentá-lo desprotegido, e o segundo era sua grande honradez quando se equipara ao monstro, lutando de igual para igual. Esse episódio revela a grande confiança que ele demonstrava na sua força, motivo de grande inspiração para outros.

No episódio da caverna, onde a mãe de Grendel morava, ele enfrenta e atravessa um lago infernal, cheio de monstros, até chegar aos aposentos dela. Novamente aqui ele demonstra destemor e desapego à própria vida em benefício dos outros. Ainda revela destreza e grande habilidade em manusear armas. Esse preparo prévio transmite segurança aos que dependem do herói.

E, finalmente, no duelo com o dragão, ele revela um acurado senso de defesa do seu povo porque, mesmo sendo já velho, sem tanta força, ele corajosamente enfrenta um dragão feroz. Também fica nítido o sentimento paternal que ele demonstra ao povo.

Como podemos ver, a construção ou a representação do herói revela alguns anseios de nossas almas. Portanto, eles são idealizados de forma que sejam capazes de suprir aquilo que não podemos por nós mesmos.