O QUE EU CHAMO DE PROSA POÉTICA VERSIFICADA?
É bastante fácil de entender o significado dessa prática. Simplesmente é escrito uma prosa poética e em seguida essa prosa é distribuída em versos e estrofes. Como exemplo, podemos utilizar um texto bastante conhecido do livro Iracema de José de Alencar. Esse livro é considerado como prosa poética.
“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia na fronde da carnaúba.
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros. Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas”.
(...)
Esse fragmento está presento no início do livro. Um texto muito bem escrito com ritmo, musicalidade, cadência e bastante expressividade do ponto de vista linguístico e poético. Portanto explicita todas as características para ser enquadrado dentro do conceito de prosa poética. Se derrepente eu quisesse transformar esse texto em um poema bastaria distribuí-lo em versos e estrofes. O que ficaria da seguinte forma:
“Verdes mares bravios
de minha terra natal,
onde canta a jandaia
na fronde da carnaúba.
Verdes mares que brilhais
como líquida esmeralda
aos raios do sol nascente,
perlongando as alvas praias
ensombradas de coqueiros.
Serenai,
verdes mares,
e alisai docemente
a vaga impetuosa
para que o barco aventureiro
manso resvale
à flor das águas”.
(...)
O primeiro texto pode ser definido como prosa poética e o segundo como prosa poética versificada, não necessariamente como poema. Em outras palavras, uma prosa poética que foi distribuída em versos, assim, e de acordo com a nomenclatura, tratá-se de uma prosa poética em versos ou simplesmente, versificada.
Como trata-se de um texto com bastante ritmo e expressividade, mesmo quando colocado em versos e estrofes não perde sua qualidade precípua e original, embora o mesmo não tenha sido escrito com intenção de ser colocado em estrofes. Mas isso não vale para todos esses tipos de textos. A imensa maioria perde sua qualidade essencial quando colocados em estrofes.
Qual é o ponto negativo dessa prática? Nossa literatura (contemporânea) não está passando dessa prosa poética (versificada). Inúmeros são os poemas forçados, uma prosa muitas vezes sem sentido distribuídas em versos e estrofes sem ritmo, pois perdem esta qualidade ao deixarem sua zona de conforto para se desnudarem timidamente na presença dos versos e das estrofes.