QUAL É A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA?

Vamos começar pela seguinte definição para percebermos depois o erro que essa falta de critério resulta:

1 - POEMA é o texto escrito que tem a poesia como ponto de partida;

2 - POESIA é o fenômeno poético, a sensação que levou o poeta a escrever o poema.

É bastante comum ouvirmos expressões equivocadas como: livro de poesia, poesia de determinado autor, concurso de poesia, etc, como se esta última fosse algum gênero literário. Na verdade, poesia e poema, embora interligados, são coisas distintas. Se não fosse dessa forma seria impossível percebermos a poesia na música, na pintura, na dança, na prosa, etc. Ninguém fala, por exemplo, que sentiu o poema no canto dos pássaros livres a voarem no horizonte infindo. Mas a poesia sim. Isso porque ela é o fenômeno do belo, do sublime, da contemplação. Para muitos, ela é inspiração, para outros, motivação. Poema é texto escrito. Poesia é sensação.

Podemos perceber um exemplo: derrepente, levado por uma cena que me causou impacto a ponto de perceber diversos sentimentos eu decida me expressar de forma poética. Escolho escrever em estrofes, versos e rimas. Decido jogar neles tudo aquilo que está presente no meu íntimo ou me colocando no lugar do outro, como diria Fernando Pessoa, escrevo profundamente sobre o que eu deveras sentir. Se eu precisar dar um nome ao texto que escrevi chamarei de poema, visto que obedece a uma estrutura, a um conteúdo. Poesia seria o nome dessas sensações ou sentimentos que me levou a escrever o texto. Desse ponto de vista poema é o texto, poesia é o fenômeno que me motivou a escrevê-lo.

Isso vale para a música, a dança, a pintura, e muitas outras formas de expressões artísticas. Sensações do belo, do trágico, do sublime sempre motivaram artistas a produzirem variadas e inigualáveis obras de arte. Tudo isso se principia com a poesia e culmina em sua materialização que é a obra artística. Essa obra pode ser uma música, um quadro, um poema, uma dança, e assim por diante. Portanto, podemos concluir que poema é o texto escrito que tem a poesia como ponto de partida. Poesia é o fenômeno poético, a sensação que levou o poeta a escrever o poema, assim como leva o músico a criar uma música e o pintor a pintar um quadro.

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 20/01/2019
Reeditado em 20/01/2019
Código do texto: T6555363
Classificação de conteúdo: seguro