Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE POEMA E PROSA POÉTICA?



POEMA é o texto escrito em versos, distribuídos em estrofes podendo ou não ter rimas, e que obedece a um ritmo poético.

PROSA POÉTICA é o texto escrito em parágrafos que obedecem a um ritmo poético.

É inevitável dizer que o poema e a prosa poética se distinguem primordialmente pela estrutura. E isso não é difícil de ser percebido quando ao folhear um livro vemos a distribuição das palavras impressas nas páginas ou os respectivos textos na tela de um computador ou celular. De um lado há estrofes e versos, de outro, parágrafos.

Realizada essa distinção simples e inevitável fica o aspecto do ritmo poético que é o ponto de convergência dos dois gêneros específicos. O que é esse ritmo? É a cadência, os espaços ou os intervalos regulares, as sucessões de acontecimentos referenciados nas palavras ou frases presentes nos parágrafos ou na posição da tonicidade e encadeamento dos versos no poema. Para que o ritmo se torne poético é preciso utilizar uma linguagem própria com o objetivo de despertar a sensibilidade do leitor.

Portanto, fica claro o fato de que poema e prosa poética se concentram na mesma objetivação do fazer literário, mas se distinguem primordialmente através da estrutura de cada gênero específico.
Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 17/01/2019
Código do texto: T6553325
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Leon Cardoso
Jacobina - Bahia - Brasil
173 textos (266703 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/19 19:44)
Leon Cardoso