O QUE SIGNIFICA POEMA EM PROSA?
Significa um dos maiores erros linguísticos praticados por diversos pesquisadores, até mesmo filósofos e poetas. Uma coisa é a utilização desse termo, como fez Baudelaire, para chamar a atenção para sua obra (sua prosa) em um movimento literário – o Simbolismo – que privilegiava o poema. Outra coisa é querer utilizá-lo como gênero literário específico ou coisa parecida.
Se por um lado poema é o texto em estrofes e versos e a prosa se caracteriza pelo uso de parágrafos, logo a expressão poema em prosa torna-se inevitavelmente equivocada. É como você querer unir duas coisas antagônicas como a luz e a escuridão, o amor e o ódio, etc. O que tenho observado é o fato de que poema em prosa é na verdade prosa poética, mas apontada por muitas pessoas, injustificadamente, como poema em prosa – tendo como critério de distinção apenas a quantidade de páginas que um possa ter a mais que o outro.
Sinceramente, quantidade de páginas ou extensão não pode ser considerada critério para definir um conceito literário tão relevante e necessário. Temos em nossas mãos a história da literatura com suas definições próprias e específicas. Para que haja uma ruptura de paradigmas é necessário o estabelecimento de uma nova definição criteriosa a ponto de justificar uma reformulação de conceitos. O que não é o caso neste aspecto.
Portanto, fica claro que poema é uma coisa e prosa é outra. Poema em prosa é uma expressão equivocada para se referir a prosa poética tão bem valorizada dentro da história da literatura universal.