Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Coisas que Moisés Alves fez e ninguém notou mas que mudaram tudo

"Coisas que fiz e ninguém notou mas que mudaram tudo" é um livro de Moisés Alves, escritor soteropolitano, professor universitário, doutorando em Delicadeza: escritura, crítica e políticas em Clarice Lispector dentre outros muitos adjetivos que não irei enumerar. Moisés foi meu professor na graduação e também meu orientador de TCC. Que privilégio. Lembro-me detalhadamente das aulas de Estudos Culturais e de A Identidade Cultural da  pós-modernidade de Stuart Hall e de como a leitura de Moisés me impactava. Esse efeito era provocado pela forma como conduzia sua aula, afinal, ele é um professor provocador e se permite também ser provocado por nós. Moisés não apenas ensina, ele também encanta. É um encantador de palavras. Não me lembro exatamente como, mas soube que ele era amante de Clarice Lispector e logo o pedi para ser meu orientador. E foi magnífico. Um aprendizado que levo para toda vida e que certamente continuarei estudando Clarice. Hoje, além de ex-aluna, sou sua leitora.
"Coisas que fiz e ninguém notou mas que mudaram tudo" revela um Moisés jazzista, íntimo, alegre, triste, humano. Nitidamente adepto dos versos brancos e livres, sua poesia nos aproxima de sua intimidade quando traz os áudios, fazendo com que o interlocutor ao ler automaticamente se imagine ouvindo. Eu juro que ouvi.
A escrita caminha com o contemporâneo e traz assuntos que são notícias, como por exemplo quando fala de democracia e golpes no Brasil, nas balas que mataram Mariele Franco e Marcus Vinícius de 14 anos. "a bandeira do brasil deveria ser substituída por camisa de escola municipal com furo de bala, mancha de sangue e foto 3x4 nossa".
Chorei lendo Prato da Casa.
Este texto não é uma resenha, é apenas um registro de minha alegria em me identificar e me conectar ainda mais com Moisés através de sua escrita.


Alves, Moisés
Coisas que fiz e ninguém notou mas que mudaram tudo/Moisés Alves. - Rio de Janeiro:  Circuito, 2018
Tatiane Alcantara
Enviado por Tatiane Alcantara em 27/12/2018
Reeditado em 27/12/2018
Código do texto: T6537021
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Tatiane Alcantara
Salvador - Bahia - Brasil
52 textos (1262 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/19 09:56)
Tatiane Alcantara