MISCELÂNIA - A, B, C, D

1---AMERICANISMOS - 1-THEODORE ROOSEVELT, hóspede americano, aventura do presidente em Rondônia, 1913, em paralelo com o nosso Marechal RONDON - haverá filme. ----- 2- Ao início da década de 1950, o funcionário do governo dos States e empresário NELSON ROCKEFELLER negociava em nossas áreas de metalurgia, agricultura, vestuário e construção civil, vendo no Brasil importante aliado latino e - no pós-guerra - implementou na região "aqui-do-Sul", países mais destacados, a Política da Boa Vizinhança, aproximação econômica e cultural - entre estas ações, visita de ORSON WELLES ao Brasil e WALT DISNEY criou o personagem ZÉ CARIOCA (dele, se diz papagaio preguiçoso e caloteiro, mais insulto que elogio). Em todo caso, incentivou a criação de museus para os quais doou muitas obras de arte - o MAM/RJ, prédio modernista, data de 1952.

2---BRIGADEIRO: nostalgia? / metamorfoses. Não lenda urbana. Em 1950, ELE concorreu pela segunda vez à Presidência. Gentil, sorridente, doce de pessoa... O que se diz é que o docinho ainda sem nome, bolinhas de leite condensado + chocolate (delícia indispensável!), teria sido inventado por mulher carioca (ah, só podia ser!), vendido em tabuleiros durante os comícios e, sob slogan feminino popular "Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro...", recebeu o epíteto do super galã, militar com vocação democrática /raro/ e forte senso de justiça eleitoral /mais raríssimo ainda/. Muitas qualidades para o Catete e posteriormente Brasília. No Maracanã, misturava-se anonimamente junto aos torcedores nas arquibancadas (nunca descobriram seu time favorito); missa aos domingos; fazia doações aos pobres de Petrópolis; ajudava financeiramente missões religiosas no interior da Amazônia, fornecendo dinheiro vivo e alimentos; fã da atriz sueca GRETA GARBO - filho dedicado de dona JENNY, jamais casou, vida perigosa, não quis deixar viúva moça. Impressionante trajetória de EDUARDO GOMES (1896/198l) - aviador, militar e político brasileiro.

3---COR DE ROSA, sinônimo de fragilidade? Não. Cor de gente forte. No século XVIII, era restrita à aristocracia francesas de ambos os sexos (gêneros, na gramática e na linguagem de hoje): riqueza e bom gosto. E os espartilhos cem anos depois eram brancos ou rosa. Houve a fase rosa do mestre PABLO PICASSO. Marcadamente nos anos 40/50, bebês-meninos vestidos em azul, bebês-meninas em rosa. O rosa-shocking aparecera em 1937 e rendeu décadas. Ruim o triângulo que nazistas costuravam na roupa de certas pessoas, porém mais tarde rosa como simbolo do orgulho negro dos cantores americanos do hip-hop, de comunidades LGBTQ e em marchas feministas de protesto contra variadas causas.

4---DNA, em modernas técnicas de sequenciamento, "dedurando" traição ancestral no Egito - múmias de dois pais diferentes... Por volta de 1.800 a. C., dois meios-irmãos e não filhos do mesmo pai e mãe, na época assim identificados. Sarcófagos encontrados em 1907 (como demorou, hein?) em Deir Rifeh, vilarejo a cerca de 250km do Cairo, múmias de dois homens da elite Khnum-nakht e Nakht-ankh, filhos de um governante local e da mulher Khnum-ga. As análises morfológicas dos esqueletos bastante diferentes, sugerindo inexistência de relação familiar, talvez indicasse misteriosa adoção, porém, examinados os dentes, ambos possuem o mesmo haplótipo mitocondrial... da mãe - resta saber se o patrirarca tinha conhecimento da relação dela com outro homem.

-------------------------***************----------------------------

FONTES:

Rio, revistas ÉPOCA e ELA, sem data e 9/4/18 --- Rio, jornal O GLOBO, 19/1 e 21/7/18.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/11/2018
Código do texto: T6507010
Classificação de conteúdo: seguro