UNIDADE ARTÍSTICA EM "NOVOS CONTOS DA MONTANHA" - PARTE II (cont.)

NOVOS CONTOS DA MONTANHA - variantes mínimas, conjunto único na obra - 22 contos - conflito de códigos: mundo natural X mundo social - unidade ontológica homem/terra.

A - O ALMA-GRANDE - Embora pela lei da terra seja rotina abreviar-se a morte dos moribundos, Isaac/homem vegetal, cedro do Líbano, peleja para viver pois lei da vida é mais forte que tudo. O olhar do filho o salva do assassino, bem como a mão inocente da criança sobre a testa febril o salva da morte natural, pela doença. Matar é equilíbrio, sendo em nome de uma justiça que Isaac acha natural. O assassinar é social porque antinatural e Alma-Grande era assassino. Isaac se torna assassino (homem-terra), mas não culpado e sim assassino justiceiro. ----- B - FRONTEIRA - Lei da terra é ser contrabandista. Metaforicamente, contrabandistas são verdadeiros ratos (homem animal): espertos e eficazes para esse tipo de trabalho. Robalo-guarda toma contrabandista como amante e é forte ameaça para a vida da cidade. Isabel dá filho a ele e este por fim adere ao "movimento natural", que é contrabandear. ----- C - O PASTOR GABRIEL - Pastor/animal em inteira comunhão com o gado; não quer saber de rebanho humano. Morgada, ela cordeira no cio, vem tentá-lo. Unem-se sobre a palha; casam-se. ----- D - REPOUSO - Lei da terra é o trabalho e Lomba é matador profissional. Tenta reintegrar-se na comunidade, confessa-se ao padre sem se arrepender; mesmo com 'doudices', participa da festa anual. Repelido pelas homens, uma criança destrói-lhe inteiramente a ilusão de poderio: palavra "Quimera" em duplo significado. Após suicídio, metonimicamente se torna terra; "agora monte de estrume". ----- E - O CAÇADOR - "Virgem e selvagem na alma", para ela caçar é "se encontrar com as forças elementares do mundo": o cio e a brisa de sémen são naturais, e natural é também um para amoroso. Um abelhudo intende atrapalhar os namorados. "Aquelas coisas se querem na paz do Senhor..." - e o caçador impede a passagem do intometido. ----- F - O LEPROSO - A terra é hostl e injusta com o doente. Tenta a cura impossível; quer ficar no ambiente. Vende à cidade que o repeliu azeite usado em um banho. Grupo natural o assassina: morte é equilíbrio quando resulta em paz. ----- G - DESTINO - Em cenário de natureza (primavera, cerdeira), olham-se amorosamente pela primeira vez: lei natural é amor e floração. É ele, lamentavelmente, um tímido. Surge à moça um outro namorado. Natural seria um casamento: ela casa com o outro e ele fica sozinho (vence nela o natural). ----- H - O LOPO - "Entranhas da serra" (mina) foi o que lhe roubaram e ele ainda perde a questão na justiça social. "Religiosamente debruçado sobre o regado", só no ambiente natural encontra paz, calma e serenidade - no local da mina, volta a ser senhor de si. Procura o inimigo. Mata o ladrão: vinga-se com esta justiça natural. ----- I - O SÉSAMO - Rodrigo/pastor/animal acredita na lenda e tenta abrir montanhas com palavras mágicas. Nada acontece, pastor se desilude. Mas se abre ventre de ovelhinha: verdade do pastor está no nascimento de mais um animal. ----- J- MARIANA - Mulher/terra tem missão de procriar, reproduzir; recebe o sêmen e naturalmente bota filhos no mundo. Oferecem-se para lhes criar os filhos. Recusa: "Eles não têm pai... são só meus," ----- K - NATAL - Peregrino-pedinte quer "consoar à manjedoura nativa". Cenário de neve natalina sugere o próprio nascimento do Menino Deus: a igreja vale como abrigo na noite branca. Lourosa não lhe enche barriga. mas ele traz farnel. Queimados os objetos religiosos, obtém calor. Menino ao colo, a senhora lhe sorri; se faz de José e ceiam juntos, a Sagrada Família. ----- L - NÉVOA - Ainda não nascida, morrera-lhe o pai, camponês - ela, "sol imerecido a iluminar a terra", ama-o com devoção. Diz que a mãe já o esqueceu. Mãe a deixa e vai "trabalhar à roça". ----- M - RENOVO - A aldeia precisa de gente sadia para o trabalho: natural que camponês nunca adoecesse. Há grande e terrivel epidemia e morrem muitos moços e velhos. Mas lei natural é mais forte, a terra precisa de gente para a lavoura; sino - que antes tocara a finados - voltar a anunciar um batizado: e o renovo da vida. ----- N - O REGRESSO - Lei da terra é a paz, "vontade pacífica e humana" - nos portais, "caras humanas e cristãs"; vida da terra é latoeiro, rebanho, nome na pia batismal. Filho pródigo, ex-voluntário, deseja reintegração. Em campo de batalha, ele não é homem e sim número. O mutilado é vencido e dá as costas à aldeia" (vitória do natural). Ivo andara a gosto de aventuras (social) e é castigado. ----- O - A CONFISSÃO - Após 50 anos de prisão e ausência, acusado de assassínio, regressa à terra natal: vai rezar à sepultura dos pais. Padre lhe conta da confissão do verdadeiro assassino, em extrema-unção. Vinga-se da injustiça do tribunal (social), aplicando uma bofetada no morto. ----- P - O MILAGRE - "Em casa de lavoura, um rebanho de filhos é a lei da vida" - a mulher deve ser fecundada como a terra. Permanece a mulher estéril após anos de casada; o marido tenta rezas e peregrinações. Suicida-se: em vida, Raquel já não era deste mundo natural (reintegra-se em voltar a Satanás). ----- Q - O ARTILHEIRO - Na aldeia, apelido funciona mais legalmente que o nome do registro civil. A princípio, herói não se enquadra nesse contexto. O Artilheiro, baixinho, entra em luta com "um rapagão como uma torre". Prova que é um artilheiro ao derrubar o latagão. ----- R - TEIA DE ARANHA - Na terra de cascalho duro, a vida mede um ano longo de 365 dias. São também homens pasmados, lentos, em resoluções secretas a amadurar. Bento é dado como desaparecido. Quando morre o sobrinho Artur, uma trovoada desmedida, a corrente d'água natural mostra sob os alicerces de um muro o esqueleto de Bento, assassinado pelo parente herdeiro - a natureza descobre um crime. ----- S - A FESTA - A de Santa Eufêmia é festa: cada membro daquela família tinha um sonho particular para aquele dia de desabafo. Cada qual sai logrado em suas expectativas, mas é preciso "arranjar novas forças" para o recomeçar. ----- T - O MARCOS - A povoação era monótona e rotineira: só o Maia gostava de novidades, daí sempre abrigar tipos extravagantes em casa. O enjeitado-pastor, sossegado, não agrada ao amo. Marcos se vai e deixa na manta um espantalho, que agora o Maia oferece à venda nas leiras. ----- U - A CAÇADA - No mato orvalhado, há boa caça. Acautelados, dois velhos amigos, o ofendido e o ofensor, vão à caça. A caçada se pretende que seja humana. Mas a voz da amizade é mais forte e "o que lá vai, lá vai", cada qual pacificado a seu caminho. ----- V - O SENHOR - Pela manhã, corta o arado nas Valongueiras: vive-se de plantar e colher. Mal para dar a luz, a mulher recebe o padre para extrema-unção. Não vieram ou nada resolveram os da ciência (médico, a parteira), o padre precisou ajudar. Faz-se o parto, retornam padre e procissão. O Senhor agora verdadeiramente glorioso.

(Segue.)

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 22/09/2018
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