Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REGIONALISMO LITERÁRIO


 
GEOGRAFIA HUMANA - estudo concentrado nos padrões e processos que moldam interação humana e ambiente: causas e consequências da distribuição espacial da atividade humana na superfície terrena, envolvendo aspectos humanos-políticos-sociais-econômicos das ciências sociais.
 
GEOGRAFIA CULTURAL - campo que se dedica ao estudo de criações de cada espaço ou lugar,benfocando também descrição e análise da forma da linguagem, clima, relevo, vegetação, religião, população, gastronomia, danças, trajes, festas típicas. economia, politica e outros fenômenos culturais das cinco regiões nrasileiras que variam ou permanecem constantes de um lugar para outro.
 
Os textos literários descrevem paisagens geográficas, relevos-vegetações-hidrografia e ocupação espacial, bem como relatam importantes fatos históricos e personagens envolvidos,  paisagens naturais e culturais como fonte de unspiração das expressões verbais.  Na vida real, cada pessoa se identifica com seu lugar de nascimento - expressões culturais são entrecruzamentos de questões geográfica e literária, em contextos urbanos e rurais, regionais ou nacionais, naturais ou artificiais:  união de terra, lugar e espaço.  Há formas diferentes no tempo e no espaço, como por exemplo o sertão mineiro (ROSA) X o nordestino (SUASSUNA), conforme o repertório histórico-cultural de cada região, que inclui migrações internas e externas.  Na vida real, cada pessoa se identifica com seu lugar de nascimento.
 
Textos de MACHADO DE ASSIS, RJ, são excelentes para compreender como viviam os cariocas urbanos do século IX e do início do século XX - costumes que mudaram e o que permaneceu.
 
ARIANO SUASSUNA - "A literatura de cordel pode atuar  como instrumento de ligação com a comunidade, classificada segundo os seguintes ciclos:  heróico, maravilhoso, religioso ou moral, satírico e histórico."
 
AUTORES E OBRAS DE ESTREIA NA MATÉRIA REGIONALISTA:
 
---seca - "O quinze", CE, 1930 - RAQUEL DE QUEIRÓS -   "Caetés", AL, 1933, GRACILIANO RAMOS
 
---seca / cangaço / cana-de-açúcar - "A bagaceira", PB, 1928 - JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA - "Menino de engenho", PB, 1932 - JOSÉ LINS DO REGO
 
---cacau - "O país do  carnaval", BA, 1931 - JORGE AMADO
 
---jagunçagem -"Sagarana", MG, 1946 - JOÃO GUIMARÃES ROSA
 
---formação sociopolítica do Estado - "Fantoche", RS, 1932 - ÉRICO VERÍSSIMO
 
       -----------------------------OOO--------------------------------
 
FONTE:
 
Revista "Nós da escola" - Coleção "Gira mundo" - Rio, Secret. Mun. de Multimeios Ltda. - n.60/2008.
 
                                           F  I   M


 


Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 15/08/2018
Código do texto: T6420084
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 52 anos
887 textos (51250 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/11/19 07:53)
Rubemar Alves