MESTRES DA LÍNGUA PORTUGUESA

Envelope com recortes, caixa de correspondência no muro de casa, sem remetente - agradeço, ué!

1 - Centenário de CELSO (Ferreira da) CUNHA - 1917/1989, MG, Taurino, professor-gramático-filólogo-ensaísta.

Homenagem na Academia Carioca de Letras e na 10a. reunião dos Ministros da Cultura da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. /// Ele achava que não se devia impor barreiras no "empréstimo linguístico", quando palavras estrangeiras acabam entrando noutra língua. Ele defendia que a melhor forma de lidar com essas é deixando-as ao "gênio inventivo do povo": "Povo que não forja cultura tem de conformar-se à condição de mero usuário de criações alheias." /// Algumas curiosidades sobre nossa língua:

"Anticonstitucionalissimamente não é a maior palavra da língua portuguesa, e sim "pneumoultramicroscopicossilicovulvanoconiótico, com 46 letras, que descreve quem sofre de uma doença provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas. ---------- O português é a língua mais falada do mundo, atrás só de mandarim, espanho e inglês. ---------- Qando a língua portuguesa surgiu, há 800 anos, eram 50 mil palavras, hoje são 500 mil. ---------- Embora seja o idioma oficial de de oito países, somente em 2 países (Portugal e Brasil) é a língua mais falada pela maioria da população. ---------- Existem duas palavras para designar pessoas ou animais que só têm um testículo: roncolho e monórquido. ---------- Segundo o "Guia dos curiosos", de Marcelo Duarte, há seis palavras que, se desconsiderarmos os acentos, são escritas de maneira idêntica em português, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão: album, hotel, libido, sauna, mafia e virus.

Rio, jornal O GLOBO, 30/4/17.

2- EVANILDO (Chauvet) BECHARA - 1928/ , PE, Pisciano, professor-gramático-filólogo-linguista.

Em "100 brasileiros geniais" - O guardião do bom português - O professor brinca ao saber que é um brasileiro genial: "Genial, não, genioso!" - e repete Fernão de Oliveira, autor da peimeira gramática da língua portuguesa, de 1536: "A língua é o que seus falantes fazem dela." /// Bechara, autor da "Moderna gramática da língua portuguesa", considera valiosa sua obra, publicada em 1961, mais de 38 edições (na época...) e reimpressões. Imortal da ABL desde 2000, participou de um dicionário de lusofonia em Portugal, nome na seção "Na ponta da língua" no jornal "O mundo português", editado no Brasil. Para ele, geniais são EDUARDO PORTELA e IVAN JUNQUEIRA.

Rio, jornal O GLOBO, 25/6/06.

3- "Em bom português" - Recém-criado pela ABL sistema 'online' para tirar dúvidas sobre o idioma - média de 100 perguntas por dia. Respostas de EVANILDO BECHARA pessoalmente e de integrantes da equipe de lexicógrafos da ABL.

Rio, revista O GLOBO, ano 3, n.144, 29/4/07.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 12/08/2018
Código do texto: T6416745
Classificação de conteúdo: seguro