Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PORTÃO, poema de CDA- Aula no ensino médio


“O portão fica bocejando, aberto / para os alunos retardatários. / Não há pressa em viver / nem nas ladeiras duras de subir, / 5.quanto mais estudar a insípida cartilha. / Mas se o pai do menino é da oposição / à ilustríssima autoridade municipal, / prima da eminentíssima autoridade provincial, / prima por sua vez da sacratíssima / 10.autoridade nacional, / ah isso não:  o vagabundo / ficará mofando lá fora / e leva no boletim uma galáxia de zeros. // A gente aprende muito no portão / 15.fechado.”
INTERPRETAÇÃO
1--‘Traduza’, isto é, explique o significado das seguintes expressões:
a-“O portão fica bocejando” - A aula seria, provavelmente, pela manhã, cedinho.  O portão aberto parece uma pessoa ainda sonolenta, de boca aberta, bocejando.
b-“insípida cartilha” - Cartilha enjoada, sem graça, insossa (=comida insossa - sem sal, sem tempero, sem gosto, sem graça).  O menino não gostava muito (ou nada) de estudar e achava tudo insípida.  Ou o conhecimento dele estaria muito acima?
c-“mofando lá fora” - Esperando lá fora, parado, até simbolicamente ‘criar mofo”.
d-“A gente aprende muito no portão / fechado.” - Aprende, sim, que nem todas as pessoas são realmente compreensivas e pacientes com os outros, de opinião ou situação contrária (a eterna oposição política).  Em política, para viver bem, só mesmo sendo parente ou do mesmo partido.  Adversário não sobrevive.
2--Destaque do texto os dois versos que descrevem modo de vida e a ‘geografia’ de Minas Gerais - “Não há pressa em viver” - o povo mineiro é todo devagar, calmo, tranqüilo, paradão;  “ladeiras duras de subir,” - Minas Gerais é um Estado montanhoso, com cidades ladeirosas.
3--Como você explica a implicância com o filho do homem da oposição?  Oposição a quem ou a quê? - O pai do menino é do partido político ao do prefeito (autoridade municipal), do governador (autoridade provincial/estadual) e do Presidente da República (autoridade nacional), daí no colégio implicam com este aluninho.
4--O que significa “retardatário” e porque ele é chamado de “vagabundo”? - Retardatário é o mesmo que atrasado e o xingam justamente porque o pai é do partido da oposição.  Se fosse aliado, deixavam entrar, mesmo com atraso
5--“Galáxia” pode ser coletivo de zero?  O que significa, então, de verdade, “galáxia de zeros” no boletim do retardatário? - Galáxia é palavra de sentido mais ou menos coletivo.  No boletim do menino retardatário, “galáxia de zeros” significa grande quantidade de zeros.  Dicionário do “tio” Aurélio:  “Galáxia - via-láctea, nebulosa que forma uma longa linha branca no escuro do céu.” - várias constelações, coletivo de estrela.
6--Autor: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.  Pelo título do livro onde consta o poema, MENINO ANTIGO, podemos afirmar que o autor fez poesia memorialista:
( x ) Sim.                (    ) Não.
7--Em caso da resposta supra ser positiva:
( x ) recordando, talvez, seu próprio passado.
( x ) recordando o passado de qualquer mineirinho do século passado (anterior) ou início do século XX.
REDAÇÕES - Mínimo de 15 linhas cada:
1-Que desculpa você apresenta (ou não apresenta?) quando está retardatário em sua entrada na escola?
2-Você deve conhecer, sem dúvida, aquele velho provérbio que diz DEVAGAR SE VAI AO LONGE.  Pois bem!  Escreva agora uma estória (mineiramente escrevendo, como JOÃO GUIMARÃES ROSA)que tenha como desfecho a seguinte moral:  DEVAGAR SE PERDE A HORA.


                                            F  I  M
 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 05/08/2017
Código do texto: T6074772
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 50 anos
475 textos (13383 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 14:55)
Rubemar Alves