REALEJO=SONHO, ILUSÃO

TEXTO 1 - O REALEJO, 1967, música de CHICO BUARQUE DE HOLANDA:

“Estou vendendo um realejo. / Quem vai levar? / Quem vai levar... / Já vendi tanta alegria, / Vendi sonho a varejo. / Ninguém mais quer hoje em dia / Acreditar no realejo / Sua sorte, seu desejo, /Então eu vendo o realejo, / Quem vai levar? / Quem vai levar... // Quando eu punha na calçada / Sua valsa encantadora, / Vinha moça apaixonada, / Vinha moça casadoira... / Hoje em dia já não vejo / Serventia em seu cantar. / Então eu vendo o realejo. / Quem vai levar/ Quem vai levar... // Quem comprar leva consigo / Todo o encanto que ele traz: / Leva o mar, a amada, o amigo / o ouro, a prata, a praça, a paz / E de quebra leva o arpejo / De sua valsa se agradar. / Estou vendendo o realejo. / Quem vai levar?”

TEXTO 2 - Livro “Bem do seu tamanho”, 1980, de ANA MARIA MACHADO (fragmento):

“Flávia encostou a bicicleta numa árvore e saíram todos andando pelo meio da praça, prestando atenção em tudo.

- Que música é essa?

- Sei lá. É daquela caixa colorida, com um pé só, que aquele homem está carregando. Vamos olhar de perto - propôs Flávia.

- Tem um periquito também.

Era um realejo. Elas ouviram a música, viram o periquito escolher com o bico um papel dobrado para cada uma.”

INTERPRETAÇÃO

1-“Estou vendendo um realejo.” A repetição da idéia contida neste verso ao longo do poema, enfatiza sua mensagem. Através dela podemos depreender que o homem do realejo quer vender o instrumento musical porque: ( ) prefere canções em gravações modernas. ( ) não obtém, com ele, lucro que lhe proporcione uma vida despreocupada. ( ) perdeu a fé no mundo que vive. ( X ) no mundo materialista em que vivemos, não há mais lugar para o realejo. ( ) ele próprio não acredita no mundo de ilusões que cercava o realejo.

2.Retire do poema os 2 versos ou linhas que justificam a resposta acima --- “Ninguém mais (...) no realejo.”

3.O poeta, apesar do desejo da venda do realejo, não invalida a inutilidade desse instrumento musical para outras pessoas para si mesmo é que ele não serve mais. Transcreva os 2 versos que comprovam a frase “para si mesmo (...) mais”, da afirmativa anterior. --- “Hoje em dia (...) seu cantar.”

4-“Já vendi tanta alegria, / Vendi sonho a varejo,” - Para vender “sonho a varejo”, de que recursos (são dois) dispunha o homem do realejo? (Ver texto em prosa.) --- Uma caixa colorida, com um pé só e um periquito.

5-Consideradas as palavras do homem do realejo, o eventual comprador de seu instrumento musical deverá ser outro homem --- ( ) interesseiro. ( X ) romântico, sonhador. ( ) solitário. ( ) saudosista. ( ) amargo.

6-Em cada fragmento abaixo, substitua a palavra destacada por outra de igual valor ou significado. --- 6-1) “Hoje em já não vejo / SERVENTIA em seu cantar.” = uso, préstimo, aplicação, utilidade --- 6-2) “E de QUEBRA leva o arpejo / De sua valsa se agradar.” = de lambuja, como contrapeso

7-“Vendi sonho a varejo,” - Nesse verso observa-se o uso da linguagem figurada no sentido: ( ) real. ( x ) figurado.

8-Retire outro fragmento em que foi empregada esta forma de linguagem. --- “Quem comprar (...) se agradar.”

9-Diga, com palavras suas, o sentido dos versos a seguir. --- “Quem comprar leva consigo/ Todo o encanto que ele traz: / Leva o mar, a amada, o amigo / O ouro, a prata, a praça, a paz” = Quem comprar leva consigo tudo de bom que existe na vida.

USO DO DICIONÁRIO

REALEJO - Objeto musical - geralmente caixa colorida de um pé só + papelzinho da sorte + periquito verde; “espécie de órgão portátil onde fole e teclado são acionados por um cilindro movido a manivela”. --- HARPEJO - “execução de uma por uma das notas de um acorde”. --- DE QUEBRA - “objeto que se dá a mais numa transação comercial que agrade ao comprador, como contrapeso”.

REDAÇÃO - É hora de criar! - No mundo do realejo, o sonho a varejo está representado pelo papelzinho dobrado em que se lê a sorte. Invente agora um “sonho a varejo”, revelando também sua sensibilidade. Qual é o seu sonho?

TEXTO 3

“Meu periquitinho verde, / tira a sorte / por favor / Eu quero resolver / este caso de amor, / se eu não caso, / nesse caso / eu vou morrer.” --- Marchinha do carnaval de 1938, cantora DIRCINHA BATISTA

HOMONÍMIA - palavras com mesma grafia, mesmo som, porém com significados diferentes: “este caso de amor” = esta história / “se eu não caso” - presente do indicativo do verbo ’casar’ / “neste caso” = nessa situação, assim sendo, diante disso

PESQUISA - MEMÓRIA DA TV GLOBO - Esta canção: 1-Personagem “Dona Luci” (telenovela “Brega & chique”, 1987) / 2-Coral das dançarinas em “A E I O URCA” (minissérie de 1990, ambiente carioca 1939/45, tema da II GM) / 3-Personagem “o homem do realejo” (telenovela “Sonho meu”, 1994)

PESQUISA - ARTES e PRÁTICAS DIVINATÓRIAS (de adivinhar) - Algo a declarar oralmente?

Búzios (conchas africanas)

Cafeomancia (borras de café na xícara)

Cartomancia (leitura de baralho cigano ou esotérica)

Cristalomancia (bola de cristal ou pedras semipreciosa)

Horóscopo (12 signos astrológicos, mapa astral, influência dos astros)

Pêndulo (radioestesia)

Quiromancia (linha das mãos)

Realejo (aparelho musical de manivela + periquito verde + papelzinho da sorte)

Runas (pedras escandinavas com letras)

Tacomancia (7 taças de cristal com água, cultura cigana)

Tarô (cartas esotéricas)

Teimancia (folhas de chá na xícara)

F I M