Curso Diálogos Contemporâneos - Luís Augusto Fischer - Romance sem poder - minhas notas de aula
Romances atuais "sem poder"
- Anos 70: debate "Morte do Romance" - depois de um clímax, a decadência
- Definição do século 19 e início do 20: "Trajetória degradada de um herói fracassado em busca de valores autênticos"
- Anos 30: geração do Grande Romance Brasileiro
- Anos 60/70: contistas - narrativa curta para os novos tempos
- Anos 70: narrativa longa é a telenovela - Dias Gomes (sem poder), Gilberto Braga (com poder)
- Anos 80: boom editorial, traduções, romances
- Anos 90: Saramago, Milan Kundera, Ricardo Piglia
Atualmente:
- Realismo "cru" dos periféricos, dos "de baixo" - linguagem - quando capta a voz coletiva, fica universal!
- Experimentalismo formal, provocação, processo, autoficção, performance
- Revisão (reexame) do preríodo da ditadura
- Ponto de vista feminino/feminista
Pesquisa da Revista Britânica Granta - romancistas brasileiros sub-40 - contraposta a "Os 100 melhores contos do século" (20) e a outra pesquisa, de 2001
- Enredos meta-referenciados
- Relações pais-filhos como centro dos conflitos
- Cenas fora do país (comuns na literatura hispano-americana - cenas na Espanha)
- Primeira pessoa e tempo presente/contemporâneo
- Começam a aparecer: índios, negros, mulheres
- NÃO questionam o poder
- Mídia e propaganda não são abordados
- Banqueiros, Elites rurais emergentes
- SEM poder pq? escritores classe média?