Curso Diálogos Contemporâneos - Luís Augusto Fischer - Romance sem poder - minhas notas de aula

Romances atuais "sem poder"

- Anos 70: debate "Morte do Romance" - depois de um clímax, a decadência

- Definição do século 19 e início do 20: "Trajetória degradada de um herói fracassado em busca de valores autênticos"

- Anos 30: geração do Grande Romance Brasileiro

- Anos 60/70: contistas - narrativa curta para os novos tempos

- Anos 70: narrativa longa é a telenovela - Dias Gomes (sem poder), Gilberto Braga (com poder)

- Anos 80: boom editorial, traduções, romances

- Anos 90: Saramago, Milan Kundera, Ricardo Piglia

Atualmente:

- Realismo "cru" dos periféricos, dos "de baixo" - linguagem - quando capta a voz coletiva, fica universal!

- Experimentalismo formal, provocação, processo, autoficção, performance

- Revisão (reexame) do preríodo da ditadura

- Ponto de vista feminino/feminista

Pesquisa da Revista Britânica Granta - romancistas brasileiros sub-40 - contraposta a "Os 100 melhores contos do século" (20) e a outra pesquisa, de 2001

- Enredos meta-referenciados

- Relações pais-filhos como centro dos conflitos

- Cenas fora do país (comuns na literatura hispano-americana - cenas na Espanha)

- Primeira pessoa e tempo presente/contemporâneo

- Começam a aparecer: índios, negros, mulheres

- NÃO questionam o poder

- Mídia e propaganda não são abordados

- Banqueiros, Elites rurais emergentes

- SEM poder pq? escritores classe média?