CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS OU ESTILOS LITERÁRIOS

SUBJETIVISMO - atitude artística que reflete o mundo interior do autor, seu estado de espírito, emoções e sentimentos - Idade Média (teocentrismo), Barroco, Romantismo (egocentrismo) e Simbolismo. // OBJETIVISMO - reflete o mundo exterior, a realidade como ela se apresenta aos seus sentidos - Classicismo ou Renascimento (antropocentrismo), Arcadismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. // No Modernismo, total liberdade e mistura...

IDADE MÉDIA - Temas religiosos + inquietações habituais; anseio de espiritualidade para combater instintos carnais; misticismo (crença no sobrenatural); ascetismo (dascaracterização do corpo e dos sentidos em favor dos bens espirituais); teocentrismo; cristianismo; sentimentalismo (inspiração na cultura-ambiente, tratada com excesso de sentimento: predomínio do lirismo amoroso).

RENASCIMENTO - Temas religiosos separados da inquietações habituais; ora problemas espirituais ora vida terrena; temas que possam trazer imortalidade-consagração-glória; racionalismo (crença na Razão); materialismo (valorização dos bens corpóreos); antropocentrismo; paganismo; humanismo (mimese do mundo greco-latino, isto é, adaptação de temas artísticos da Antiguidade clássica); supervalorização do homem ideal, modelo universal.

BARROCO ou SEISCENTISMO - O século XVII /crise moral-espiritual-social-econõmica + Concílio de Trento, 1545-1563 + Contra-Reforma, iniciada na Península Ibérica, com apoio nas monarquias católicas + desenvolvimento do capitalismo mercantil + descobertas de Copérnico/ deu ao homem a possibilidade de pensar no infinito e no nada. Aparece, então, o homem pessimista em permanente conflito interior, busca de Deus e solicitações terrenas, colocado em contínuo dualismo, nele coexistindo dois princípios ou posições contrárias (sentido dilemático da vida, dualismo e tensão): alma x corpo, bem x mal, espírito x matéria, cristianismo x paganismo, amor x sofrimento etc.; fugacidade do tempo, ilusão das coisas terrenas, morte, procura de uma realidade extraterrena --- no artista, uma visão exagerada e deformada da realidade: feísmo, isto é, abordagem de aspectos que mostram sofrimento. // BARROCO LITERÁRIO - Movimento estético tendente a um retorno aos ideais artísticos e espirituais da Idade Média, acrescido dos valores em evidência do Renascimento: enfoque do homem em conflito que se volta para Deus - reconhece erros provocados pelos prazeres da carne e mostra seu arrependimento, procurando bens espirituais; ânsia de infinito; pessimismo, isto é, associação de dois ou mais aspectos de uma mesma coisa, jogo de contrastes, expressões paradoxais (luz x trevas, claro x escuro, amor x sofrimento, racional x irracional, cores, sons, sentidos etc.); ênfase oratória; paráfrases, isto é, repetições; solidão do poeta à procura da companhia divina. // CULTISMO - estilo sinuoso, hipertrofia da forma, superlativação, exagero nas figuras, principalmente metáforas e antíteses. // CONCEPTISMO - linguagem de analogias, hipertrofia de conteúdo, jogo de idéias, malabarismo estilístico sem preocupação de lógica, exagero de alegorias, isto é, reunião de metáforas. // ROCOCÓ - O barroco ainda no século XVIII, com características neoclássicas - hipertrofia do barroco, delírio erótico, imaginação voltada à sensualidade --- no Brasil, CALDAS BARBOSA e ANTÕNIO JOSÉ DA SILVA.

ARCADISMO, NEOCLASSICISMO, PRÉ-ROMANTISMO ou SETECENTISMO - O século XVIII ou “Século das Luzes” foi época de progresso, racionalismo e valorização da técnica e da ciência; inclua-se o Iluminismo, movimento filosófico caracterizado pela crítica à ordem social e à autoridade da época (esperando reformas com base nacional) e pela liberdade de pensamento; evolução social da classe média; anseios renovadores de vida, do homem e da arte; época do homem racional e cientificista, procurando explicar problemas através da Razão e não do sentimento. No Brasil, ambição do ouro, ciclo da mineração, Minas Gerais como centro econômico e cultural do Brasil-Colônia. // ARCADISMO LITERÁRIO - Movimento estético de retorno aos ideais espirituais e artísticos do Renascimento, contrário às figuras do Barroco, na principal objetivo de enunciação simples das idéias . Arcádias eram as sociedades dos poetas, integrantes relacionados aos árcades, pastores que habitariam a Arcádia, região imaginária da Grécia, considerada o paraíso da inocência e da felicidade - os poetas adotavam nomes/sobrenomes dos pastores celebrados pelos gregos e latinos, com o Menino Jesus como patrono; transfiguração da natureza por símbolos e alegorias; presença de ninfas, dríades, faunos e do Amor; ideias e sentimentos resumidos na divisa “Inutilia truncat!” (cortar o inútil); bucolismo, graça, beleza, sinceridade e inocência pastoril. “Fugere urbem” horaciano, tema bucólico e a concepção do homem em estado natural, coração puro, ingênuo e simples, lirismo da vida em contato com a natureza; equilíbrio e harmonia, modelos horacianos e camonianos, apologia do “áureo mediocritas”; poesia endereçada a alguém e conseqüente tom de diáçogo; confessionalismo do eu-poemático (personagem, não autor); vocabulário em modelos renascentistas, concepção petrarquiana, relato de paixão mesmo infeliz. // PRÉ-R0MANTISMO - Rebeldia às regras anteriores com a publicação na Alemanha de “Sturm und Drang” (furacão e arrebatamento) que pregava a supremacia do sentimento sobre a razão, abordando aspectos íntimos da alma e do corpo, passadismo, irrealização, desespero e angústia com o presente, temática da morte e do fúnebre, sentimento da natureza - mais uma tendência que um movimento --- no Brasil, TOMÁS ANTÕNIO GONZAGA (lirismo + sátira em “Cartas chilenas”).

F I M