CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS OU ESTILOS LITERÁRIOS-FINAL

SIMBOLISMO - Na segunda metade do século XIX, realidade dando lugar à fantasia e ao mistério, reação ao excesso de objetivismo, ressurgimento da metafísica - visão interior do artista em aprofundamentos transcendentais, criando símbolos localizados fora da matéria, manifestações subconscientes de um EU metafísico; ponte com a pintura (artes plásticas) e a música. Religiosidade e espiritualismo (BERGSON), mundo espiritual e místico, poesia complexa e de difícil interpretação, vocabulário em atmosfera religiosa ou mágica, culto de brancura-transparência-pureza, linguagem alusiva e indireta da poesia em mistério e indefinição, inconsciente + subconsciente, lastro de cientificismo, estados oníricos, sonho-fantasia-imaginação da verdade desconhecida da alma humana e da origem dos seres, desprezo à natureza, musicalidade, música vaga-crepuscular, atmosfera e expressões vagas, imprecisão e entretons, uso irrestrito de símbolos, maiúsculas alegorizantes representando entidades superiores e idéias abstratas, hermetismo, ânsia de eternidade.

MODERNISMO - Fundamentalmente, nasceu na pintura que desde o final do século XIX mostrou o homem moderno perdido e surgiram tendências, que deixaram marcas: 1-EXPRESSIONISMO - Realidade deformada pela simplificação de formas, intensa percepção subjetiva e forte conteúdo emocional caracterizados no “fluxo de consciência”, influência de VAN GOGH. 2-FUTURISMO - Itália , MARINETTI, 1909 - “Temática da velocidade e do perigo, dinamismo, desprezo à sintaxe, à pontuação e aos conectivos, substituídos por sinais matemáticos; aversão ao passado, projeção do futuro, nacionalismo, exaltação da guerra e do militarismo” --- no Brasil, MÁRIO DE ANDRADE. 3-CUBISMO - Escola de pintura surgida em 1907, mais importantes as obras de PICASSO, redução dos objetos a formas geométricas, sem importância à lógicas das idéias - em literatura, humor e ilogicidade, fusão de presente-futuro. 4-DADAÍSMO - Exploração do subconsciente, TRISTAN TZARA, 1916, movimento precursor do Surrealismo, revolta contra o passado, antigramatização, falta de sentido em todo. 5-SURREALISMO - ANDRÉ BRETON, 1924, repulsa ao encadeamento lógico do pensamento, influência de FREUD, intensificação do inconsciente, valorização do sonho e dos estados mórbidos. // No final do século XIX, Brasil passou de uma estrutura rural para civilização burguesa e industrialização. O movimento literário, neste novo quadro social, evoluiu em duas direções: linha social - abordagem de causas sociais e urbanos; linha regionalista - cor local das regiões e dos padrões brasileiros, o homem plasmado pelo meio ambiente, determinismo terra-homem, adaptação a novas tecnologias e outros sistemas de organização social. // Modernismo instaurado oficialmente com a Semana de Arte Moderna - São Paulo, Teatro municipal, dias 13-15-17 de fevereiro de 1922: exposições de artes plásticas, declamações de poemas, conferências e concertos - MÁRIO DE ANDRADE, OSWALD DE ANDRADE, ANITA MALFATTI, BRECHERET e VILLA-LOBOS. Neste período, mescla ainda sobre influência européia, elementos parnasianos e simbolistas refundidos, muitos foram os antecedentes da “Semana”, como as exposições de ANITA MALFATTI e DI CAVALCANYI, a revista “Orfeu” (1915) e o artigo de MONTEIRO LOBATO: “Paranoia ou mistificação?” - o papel da Semana foi condenar o passadismo, embora sem definição. “Não sabemos definir o que queremos, mas sabemos definir o que não queremos” - ANÍBAL MACHADO. No Rio, janeiro/1942, numa publicação, perfil dos rumos iniciais: “ruptura das subordinações acadêmicas, destruição do conservadorismo, demolição de tabus-preconceitos, direito de pesquisa estética, atualização da inteligência artística brasileira, estabilização de uma consciência criadora nacional” - MÁRIO DE ANDRADE. // A partir da Semana, divergências entre os participantes e modificações ou correntes: São Paulo - 1-Primitivismo, isto é, motivos primitivos da terra e do povo brasileiro, “culto à estética instintiva da terra nova” - OSWALD DE ANDRADE - Manifesto Pau-Brasil e Antropofagia - OSWAL DE ANDRADE, RAUL BOPP, ALCÂNTARA MACHADO e OSWALDO COSTA. 2-Nacionalismo, nacionalização da literatura, inspiração em motivos nacionais (indígenas, folclóricos, nativos) contra a influência européia - CASSIANO RICARDO, MENOTTI DEL PICCHIA, PLÍNIO SALGADO E CÂNDIDO MOTA FILHO. 3-Não movimentos nacionalistas - Verde-amarelo (1926), da Anta (1927) e da Bandeira (1936). 4-Desvairismo, liberdade de pesquisa estética, renovação poética, valorização da língua nacional através da colocação de regionalismos-coloquialismo-gírias - MÁRIO DE ANDRADE. // Rio de Janeiro - Dinamismo, culto do movimento e da velocidade, valor de progresso material - GRAÇA ARANHA, RONALD DE CARVALHO, GUILHERME DE ALMEIDA, ÁLVARO MOREIRA e AGRIPINO GRIECO. 2-ESPIRITUALISMO - Neossimbolismo que defendia a tradição e o mistério, revista “Festa”, conciliação de passado-futuro, reagindo e renovando sem revolucionar - TASSO DA SILVEIRA, ANDRADE MURICY, ADELINO MAGALHÃES, MURILO ARAÚJO, CECÍLIA MEIRELES e MURILO MENDES. // Fases do Modernismo: 1-Modernista - 1922/1930 - instauração, ruptura com o passado, entusiasmo dos ideais da Semana, predomínio das polêmicas, ênfase ao nacionalismo, liberdade de criação, pesquisa estética, busca de originalidade, culto da blague, poema-piada - poesia: OSWALD DE ANDRADE, MÁRIO DE ANDRADE, MANUEL BANDEIRA, CASSIANO RICARDO, MENOTTI DEL PICCHIA, RAUL BOPP e GUILHERME DE ALMEIDA; prosa: OSWALD, MÁRIO e ALCÂNTARA MACHADO. 2-Contemporânea - a partir de 1930 - construção, predominância da linguagem coloquial, lirismo sentimental, novas técnicas de romance. // Na poesia: 1-Geração de 30 - poesia participante, alguma preocupação formal, origem filosófica, político-social e religiosa - VINÍCIUS DE MORAES, JORGE DE LIMA, AUGUSTO FREDERICO SMITH, MURILO MENDES e CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2-Geração de 45 - poesia tecnicista, transformação da forma, realização técnico-formal, hermetismo, fuga a temas e palavras banais, traços parnasiano-simbolistas - GEIR CAMPOS, LEDO IVO e MAURO MOTTA - JOÃO CABRAL DE MELO NETO, caso à parte: adoção também de poesia de caráter participante - ainda nesta geração, anti lirismo, prosaico, poesia-prosa, ênfase à denotação. 3-Poesia concreta - movimento lançado nos anos 50, revista “Noigrandes” (DÉCIO PIGNATARI, HAROLDO DE CAMPOS, AUGUSTO DE CAMPOS e outros) - fundada na palavra e no aproveitamento do espaço gráfico, influências de MALLARMÉ, APOLLINAIRE e POUND - disposição espacial dos vocábulos na página, tentativa de interligar poesia-música-pintura e artes gráficas; uso de aliterações, rimas internas, assonância, segmentação de sintagmas e radicais, emprego de ideogramas, justaposição de conceitos - precursores SOUSÂNDRADE, OSWALD ANDRADE e JOÃO CABRAL DE MELO NETO. 4-Poesia práxis - grupo dissidente do concretismo, movimento de 1961, jogo formal e técnico, poema como produto da interferência do leitor, oposição da “palavra-energia” à “palavra-coisa” da poesia concreta, abandono da estrutura matemática da poesia concreta, vitalização da palavra, recursos da poesia tradicional, aliterações, repetição de palavras - MÁRIO CHAMIE e CASSIANO RICARDO. 5-Poema-processo - movimento de 1967, nova linguagem, nova grafia, nova codificação, atuação no campo visual, rejeição em parte à palavra, montagem fotográfica, figuras-desenhos, conteúdos pictóricos, objetivo de arte consumida pelo povo - WLADEMIR DIAS PINO, ÁLVARO DE SÁ e MOACY CIRNE. 6-Neoconcretismo - cisão carioca do concretismo, 1959, rebelião contra o exagero racionalista, exteriorização da realidade do homem moderno emocionalmente, economia de palavras + combinação dos elementos sensoriais (som, grafia etc.), conteúdo subjetivo e hermético - FERREIRA GULLAR, REYNALDO JARDIM e OLIVEIRA BASTOS. 7-Tradicionalistas - tradição universal da imagem poética (lado poético do ser humano), sentimento da natureza, temas simples, incursões em conquistas mais modernas - MÁRIO FAUSTINO, MARLI DE OLIVEIRA, WALMIR AYALA e CARLOS NEJAR. // Na prosa: 1-Neorrealismo - cotidianismo, problemas sociais, políticos e econômicos - a-urbanismo, classe média urbana, humorismo, sátira à decadência moral burguesa, crônica de costumes - OSWALD DE ANDRADE ÉRICO VERÍSSIMO, DINÁ SILVEIRA DE QUEIRÓS e MARQUES REBELO; b-regionalismo - ambiência e expressão, luta pela ascensão sócio-econômica, libertação do determinismo geo-social, classes sociais às margens da civilização, dimensão ecológica do homem, decadência do Nordeste, início da urbanização - JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA, JOSÉ LINS DO REGO, JORGE AMADO, GRACILIANO RAMOS e RAQUEL DE QUEIRÓS; c-neorregionalismo - falares regionais anti-heróis, neologismos - JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO, HERBERTO SALES, MÁRIO PALMÉRIO e BERNARDO ÉLIS. 2-Neonaturalismo - ideologia social, pregação partidária - JORGE AMADO (primeira fase). 3-Psicologismo - ritmo e investigação psicológicos, essência do homem, análise psicológica e de costumes, depoimento psicológico de base psicanalítica - LÚCIO CARDOSO, CYRO DOS ANJOS, LÍGIA FAGUNDES TELLES, AUTRAN DOURADO, ANTÔNIO CALADO e JOSUÉ MONTELLO. 4-Intimismo - fluxo psíquico, procura do ser, construção de uma supra-realidade mítica ou metafísica, despojamento da linguagem, desestruturação do tempo - CLARICE LISPECTOR, OSMAN LINS, ADONIAS FILHO e JOSÉ CONDÉ. 5-Experimentalismo - criação verbal, invenções semânticas e estlísticas, aproximação da língua falada com a escrita, reestruturação do sistema linguístico, sintetismo verbal, preocupação metafísica e religiosa - GUIMARÃES ROSA e GERALDO FERRAZ. 6-Realismo mágico - fruto do romance psicológico, transformação da realidade, objetivo de conhecer a essência das coisas, lirismo no mais alto grau de intensidade, limites do irreal-fantástico-absurdo (=KAFKA), mundo em realidade tão estranho quanto o nosso, hesitação entre o real (coisa lógico-racional) e o maravilhoso (sonho, coisa ilógica-irracional) - J. J. VEIGA, VICTOR GIUDICE e MURILO RUBIÃO. // POESIA MODERNISTA - Principais características resumidas - liberdade de expressão e concepção artísticas - sequência de imagens, associações de ideias, aparente ilógica na enumeração caótica - interesse pela ordem social - ausência de preconceitos de puristas e aproveitamento do elemento antes considerado apoético - ritmo individual, liberdades sintáticas e vocabulares - interesse pelo inconsciente e inclusão do subconsciente - incorporação de regionalismos, gírias, lugares-comuns - interesse pelo homem vulgar e pelo coloquial - valorização poética do cotidiano na temática e na linguagem - poesia humorista, social e inconformista. // PROSA MODERNISTA - Principais características resumidas - Preferência pela análise das emoções, estados mentais e reações dos personagens em lugar das ações externas - pouca importância a causalidade e temporalidade, preferência pela simultaneidade temporal - monólogo interior - realidade apresentada em pinceladas rápidas - linguagem oral, regionalismos léxicos e sintáticos.

FONTE:

Um velho caderno universitário + recortes variados de livros didáticos, sem identificação.

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