MOVIMENTOS LITERÁRIOS NO BRASIL
Um benfeitor espiritual celestial me faz muitas vezes achar recortes literários de livros e revistas universitárias, não identificados, sem nome e data da publicação, dentro dos volumes comprados em sebos. Uni três “espécies” hoje:
P E R F I S
1---MARCO INICIAL - 1500 / 1600
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Descobrimento do Brasil, ciclo da cana-de-açúcar, jusuítas catequistas, trabalho escravo / CARACTERÍSTICAS - documentos informativos, poemas religiosos, teatro ‘indígena’, cultura européia X cultura nativa
2---BARROCO - 1601 / 1768
CONTEXTO HISTÓRICO SOCIAL - Contra-reforma, Portugal sob domínio espanhol, povoamento do interior, economia açucareira, invasões holandesas / CARACTERÍSTICAS - Conflito carne-espírito, culto do contraste, preferência pelo cruel-doloroso-sangrento-repugnante, céu-terra misturados na visão de mundo, manifestações literárias baianas, sátiras, sermões --- CULTISMO - Manifestação básica em poesia, rebuscamento formal (metáforas, hipérboles, trocadilhos, ambigüidades, antíteses) X CONCEPTISMO - manifestação básica em prosa, linguagem de conceitos (racionalismo), busca da essência das coisas
3---ARCADISMO - 1768 / 1836
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Iluminismo, enciclopedismo de Diderot-Voltaire-Rousseau etc., Revolução industrial, Revolução francesa, ciclo da mineração, manifestações Inconfidência Mineira, expulsão dos jesuítas, vinda da corte portuguesa, independência dos Estados Unidos e do Brasil / CARACTERÍSTICAS - Reação contra o Barroco, retorno ao equilíbrio e à simplicidade dos modelos greco-romanos, culto da arte como imitação da natureza, índio na poesia épica, predomínio da razão, finalidade didática e moral da literatura, crença de que beleza-pureza-espiritualidade residem na natureza, predomínio de situações sobre emoções, busca da objetividade, culto da simplicidade (inutilia truncat), bucolismo, uso de pseudônimos pastoris, manifestações literárias mineiras, sátira-denúncia dos desmandos da Coroa
4---ROMANTISMO - 1836 / 1881
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Burguesia no poder, liberalismo burguês, aumento do comércio interno, ciclo cafeeiro, Regências e Segundo Império, Guerra do Paraguai, lutas abolicionistas, nacionalismo / CARACTERÍSTICAS - Individualismo e subjetivismo, sentimentalismo, liberdade e imaginação criadoras, evasão e fuga para o exótico-pitoresco, temas patrióticos, índio como símbolo nacional, comédia social, romance indianista-histórico-regionalista-social, passado histórico e medieval, morte e melancolia, “mal do século”, sonho e fé, senso do mistério (sobrenatural e terror), consciência da solidão, exagero, ânsia de glória, idealização do amor e da mulher
5---REALISMO - 1881 / 1902
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Evolucionismo, socialismo, positivismo, unificação da Itália e da Alemanha, lutas anti burguesas, segunda Revolução Industrial, riqueza oriunda do café, decadência da monarquia, imigrante trabalhador livre, abolição da escravatura, República, Revolta da Armada, Guerra de Canudos / CARACTERÍSTICAS - Oposição ao Romantismo, objetivismo (não-eu), anti-sentimentalismo, racionalismo e cientificismo, busca da verdade, busca de elementos essenciais e universais, concepção materialista do homem, análise psicológica, visão menos idealizada do amor e da mulher, preocupação revolucionária e atitude de combate, arte engajada e compromissada com uma realidade crítica-política-social --- NATURALISMO - Radicalização das concepções realistas, visão cientificista do mundo, determinismo (raça-meio-momento), temas de patologia social (miséria, adultério, criminalidade, sexualidade), rigorosa lógica entre as causas biológicas sociais que determinam o comportamento, despreocupação com a moral desde que o assunto tenha interesse --- PARNASIANISMO - Objetivismo e racionalismo, predomínio da razão sobre a imaginação, anti-sentimentalismo, poesia descritiva, gosto pela cultura clássica greco-romana, impassibilidade e sobriedade, perfeição formal, seleção vocabular, a arte pela arte
6---SIMBOLISMO - 1893 / 1902
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Crise da concepção positiva da vida, Freud e a psicanálise, guerra de Canudos, deslocamento do centro político-econômico cultural para o Sudeste / CARACTERÍSTICAS - Oposição ao Realismo, concepção mística do mundo, interesse pelo particular, fuga da realidade (isolamento, ‘torre de marfim’ e solidão), conhecimento intuitivo e não lógico, ênfase na imaginação e na fantasia, gosto pela teologia e pela metafísica, busca do inconsciente, musicalidade, subjetivismo, sugestão e cor, culto do vago-indefinível, ânsia do absoluto e do eterno
7---PRÉ-MODERNISMO - 1902 / 1922
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Pré-guerra, I GM (1914/1918), Revolução Russa, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, greves operárias em São Paulo, apogeu da cafeicultura, política do “café-com-leite”, I GM, formação do proletariado e da classe média urbana / CARACTERÍSTICAS - Crítica à sociedade brasileira, romance social, literatura problematizadora, rompimento com o passado, busca da realidade sem idealizações, interesse pelos marginalizados, redescoberta do interior sem ufanismo, nacionalismo
8---MODERNISMO - 1922 / Atualidade (?)
CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL - Semana de Arte Moderna, queda da Bolsa de NY, ascensão do fascismo e nazismo na Europa, Estado Novo (1927/1945), II GM (1939/1945), tenentismo, Revolução de 30, industrialização, emergência da novas potências mundiais (EUA e URSS), Guerra Fria, redemocratização do país, Revolução Cubana, mudança do DF para Brasília, Golpe militar de 1964, Guerra do Vietnã, AI-5 em 1968, Nova Constituição Brasileira em 1988 / CARACTERÍSTICAS - Nova visão da história e literatura, influência das vanguardas europeias, integração poética da civilização material, concepção lúdica da arte, busca do inconsciente, verso livre, humor-sátira-paródia, interesse pelo homem comum, ênfase ao natural-cotidiano, associação livre, inclusão de todos os temas-motivos-assuntos, incorporação da linguagem coloquial e neologismos, liberdade formal (movimento concretista, práxis, poema processo e poesia marginal - exploração da camada visual do poema), novo regionalismo, realismo fantástico, prosa política, interesse pelo “eu” profundo, romances de sondagem psicológica, preocupação com o presente e o social / SEMANA DE ARTE MODERNA - a) contra o passadismo - b) contra a ênfase oratória, a eloquência - c) contra as rimas ricas, a métrica perfeita, a linguagem classicizante - d) contra o tradicionalismo, o academicismo - e) contra tabus e preconceitos - f) defesa do direito à pesquisa estética - g) atualização da inteligência artística brasileira - h) estabelecimento de uma criadora nacional.
LITERATURA NA IDADE MODERNA
SÉCULO XIX
Princípio - Predomínio do autor - Método biográfico (Romantismo)
Meados - Predomínio do homem e seu meio - Método científico (Realismo-Naturalismo)
Final do século XIX e início do século XX - Predomínio do leitor - Método impressionista (Simbolismo-Impressionismo)
SÉCULOS XX e XXI
Predomínio da obra (Formalismo, estilística, Nova Crítica, Modernismo)
F I M