Aspectos Sociológicos Na Formação Da Sociedade
ASPECTOS SOCIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE
Na concepção de Max Weber, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram. Tal colocação do problema de como abordar o fato significa que não é possível propriamente explicá-lo, como resultado relacionado a causas e efeitos (procedimento das ciências naturais), mas compreendê-lo como fato carregado de sentido, isto é, apontando para outros fatos e somente em função dos quais pode ser conhecido em todo o seu contexto.
Entender o verdadeiro sentido dos fatos e suas causas é algo complexo. A sociologia ajuda, mas sempre houve e haverá divergências acerca do tema. Os sentidos contidos nas ações humanas não se realizam por meio exclusivo dos procedimentos metodológicos das ciências naturais, embora a rigorosa observação dos fatos seja essencial para o cientista social. Segundo Weber, as leis sociais estabelecem relações causais em termos de regras de probabilidades, segundo as quais, determinados processos devem ocorrer simultaneamente.
Os fatos negativos de âmbito social estão em todos os estados do Brasil: Rebeliões, que deixam um saldo de muitos mortos, incêndio criminoso nos coletivos, ataque de facções criminosas contra as forças de segurança dos estados, ataques a delegacias, traficantes de entorpecentes que dominam grandes áreas nas comunidades e aglomerados, o constante ato de assassinar policiais civis e militares, assaltantes que tiram o sossego da sociedade em geral e muitos outros fatos criminosos não citados aqui, mas com certeza estão acontecendo. Até quando isso vai continuar?
Essa pergunta que não quer calar preocupa a todos nós. Quase impossível entender as causas das “ações humanas” acima citadas, que resultam em tanta violência. Como Weber indagaria esses fatos? Existe algum sentido nas ações desses criminosos, que provocam tanta dor nas pessoas? Por que agiram de tal maneira? Que relações pode haver entre a atitude deles e as consequências, dentro das probabilidades, segundo a teoria de Weber? Embora sejam indagações de soluções difíceis, o importante em meio a tudo isso é que não cruzemos os braços diante das atrocidades por nós vivenciadas.
As causas da violência no Brasil estão em um ponto distante, mas existe algo a fazer para amenizar a situação. Uma sugestão ao governo é aumentar os investimentos em educação. Com certeza, os gastos com penitenciárias no futuro serão menores. Uma questão social, Segundo Max Weber a educação é elemento essencial na formação do indivíduo, incluindo aspectos religiosos, familiares e educação política.
Para Weber, a sociedade é a soma das relações interpessoais e que os valores são internalizados de maneiras diferentes, de acordo com o comportamento do indivíduo no meio social. Weber afirma ainda que a educação é instrumento necessário para um amplo processo de socialização, Esse processo conta com a colaboração da família, escola e sociedade. A formação intelectual e a formação de caráter do indivíduo está ligada estreitamente a esses formadores.
Educação abrange toda a formação pessoal, desde a criança bem comportada até o adulto que respeita o espaço do outro em casa, na rua, na praia ou na faculdade. É inconcebível uma sociedade saudável em todos os aspectos, sem o processo da educação. Vimos por meio deste texto que Weber, grande teórico e sociólogo, dá uma colaboração muito importante na formação da sociedade. Agindo de acordo com a concepção de Max Weber, o ser humano consegue ser sujeito e protagonista de sua própria história e da sociedade em que vive.
Referências: CARVALHO, Alonso de Bezerra. Jornal UNESP-Setembro-2005 Ano XIX-nº 204. Educação e ética na perspectiva Weberiana. Alonso Bezerra de Carvalho é professor efetivo no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Assis e do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Publicou Educação e Liberdade em Max Weber (Editora Unijui,2004) e Max Weber: modernidade, ciência e educação (Vozes, 2005)
RODRIGUES, Lucas de Oliveira “Introdução à teoria de Max Weber Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/intrdução-teoria-max-weber-htm>Acesso em 28 de fevereiro de 2017.