Aldravia
Toda novidade literária me atrai com força e profundamente. Todavia, penso que devemos discutir os prós e contras, para que não pairem dúvidas quanto à execução e evolução da nova proposta. Os debates podem trazer benefícios significativos tanto para o escritor quanto para o leitor, que é o alvo principal da escrita. Assim sendo, gostaria de propor novos arranjos que possibilitem a utilização de algarismos arábicos, recursos visuais, abreviaturas e espaços em branco como alternativas válidas na composição da Aldravia.
Por exemplo:
Horário nobre
24
h
½
noite
vamos
dormir
Veja que utilizei os algarismos 2 e 4, para compor o número 24. Eu poderia ter escrito “vinte e quatro” que não mudaria em nada o sentido do poema. Porém, esta é uma tentativa de tornar o texto o mais enxuto possível. Por outro lado, utilizei alguns espaços antes de “½" e "noite”. Para substituir os sinais de pontuação (que não são desejáveis em uma Aldravia), deixando para o leitor uma pausa visual, uma vez que, quando fazemos uso da pontuação por sinais, estamos indicando para o leitor qual é a nossa leitura, como foi que imaginamos o poema. Isto não implica que ele não possa fazer outras leituras e compará-las com a nossa (enquanto autores). Assim sendo, a leitura deve ser feita do seguinte modo: 24 h // ½ noite // vamos dormir.
É importante dizer que os sinais gráficos não conseguem reproduzir com fidelidade toda a riqueza melódica da linguagem oral.
Outra ideia que gostaria de lançar são as aldravias que podem ser provenientes de títulos que já estão por aí. Podemos dar a estes escritos uma nova configuração para que se tornem Aldravias interessantes e humoradas.
Por exemplo o conto: Ali Babá e os Quarenta Ladrões (este conto consta do Livro das Mil e Uma Noite). Basta mudarmos o texto da horizontal para a vertical que teremos uma Aldravia perfeita. O título fica a critério do autor da Aldravia. Vejamos,
1 – Senado?!...
ali
babá
e
os
40
ladrões
Um exemplo de título: Livro das Mil e uma Noites.
2 - Contos
livro
das
mil
e
uma
noites
Por fim um exemplo de Aldravia concreta
3 – Socorro
H
2
O lhos
S
O
S
Neste exemplo acredito que a influência de Ezra Pound, como lembrada nas regas de construção de uma Aldravia, esteja contemplada em sua plenitude. Pois está retratada a economia verbal ao extremo, bem como, a força do concretismo paulista dos anos 80 e 90.
E viva a poesia!!!