RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE*(Série:Poemas Didáticos)
Vegetais clorofilados, entes,
Consigo trazem muitas vidas.
Reprodução muda e carente,
Luz e preservação necessita...
O Oxigênio é fonte de vida,
Na fotossíntese é excedente...
Vegetais clorofilados, entes,
Consigo trazem muitas vidas
Algas e folhas verdes, sempre,
O ar purificam, pela clorofila...
Como todos os seres viventes,
Exalam gás carbônico, respiram.
Vegetais clorofilados, entes...
*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 10.07.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Excerto do poema "Respiração e Fotossíntese"
Os processos de respiração e fotossíntese ocorrem nos vegetais clorofilados. São processos diferentes. Na respiração o vegetal absorve oxigênio e libera gás carbônico, como qualquer outro ser vivo... No entanto, a fotossíntese precisa de luz para acontecer, e só acontece nos vegetais clorofilados, absorvendo gás carbônico e eliminando oxigênio. Todas as áreas verdes do Planeta Terra, oceanos, mares e rios contribuem para a produção de Oxigênio.
Áreas disciplinares: Ciências, Geografia, Português (Linguagem,Gramática, Ortografia e Literatura), Matemática.
Exploração metodológica:
-Discussão da temática do poema, pesquisa e elaboração de questões em sala, para responder em casa.
-Exibição de vídeos e enquete (repetir a mesma pergunta a diferentes alunos, que podem expor sua opinião).
-Produção de textos.
-Localização das áreas verdes, do planeta, que contribuem com a produção de Oxigênio. Representação quantitativa, dessas áreas, em relação ao total.
-Localização das áreas hidrográficas e oceânicas, do planeta, em que as algas clorofiladas contribuem com a produção de oxigênio. Representação quantitativa, dessas áreas em relação ao total.
-Socialização do texto do poema através de: Leitura silenciosa, leitura em voz alta e dramatização; declamação e musicalização do poema.
-Conceituar e reconhecer o poema Rondel.
-Poema compartilhado (Dividir a sala em cinco equipes e cada equipe elabora dois versos para a composição de um rondel, em duas faixas de papel, depois fazem a montagem do poema segundo a fórmula original).
-Descoberta de palavras-chaves e decifração desses códigos fazendo gincana entre as diversas equipes de alunos e alunas.
Avaliação:
Oral, escrita, aplicação de questionários, observação da participação em sala, Correção na lousa e auto avaliação.
Texto didático, apresentando conteúdo, método interdisciplinar e avaliação.
Série: “Poemas Didáticos”*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise .
Indiara (GO), 10.07.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Vegetais clorofilados, entes,
Consigo trazem muitas vidas.
Reprodução muda e carente,
Luz e preservação necessita...
O Oxigênio é fonte de vida,
Na fotossíntese é excedente...
Vegetais clorofilados, entes,
Consigo trazem muitas vidas
Algas e folhas verdes, sempre,
O ar purificam, pela clorofila...
Como todos os seres viventes,
Exalam gás carbônico, respiram.
Vegetais clorofilados, entes...
*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 10.07.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Excerto do poema "Respiração e Fotossíntese"
Os processos de respiração e fotossíntese ocorrem nos vegetais clorofilados. São processos diferentes. Na respiração o vegetal absorve oxigênio e libera gás carbônico, como qualquer outro ser vivo... No entanto, a fotossíntese precisa de luz para acontecer, e só acontece nos vegetais clorofilados, absorvendo gás carbônico e eliminando oxigênio. Todas as áreas verdes do Planeta Terra, oceanos, mares e rios contribuem para a produção de Oxigênio.
Áreas disciplinares: Ciências, Geografia, Português (Linguagem,Gramática, Ortografia e Literatura), Matemática.
Exploração metodológica:
-Discussão da temática do poema, pesquisa e elaboração de questões em sala, para responder em casa.
-Exibição de vídeos e enquete (repetir a mesma pergunta a diferentes alunos, que podem expor sua opinião).
-Produção de textos.
-Localização das áreas verdes, do planeta, que contribuem com a produção de Oxigênio. Representação quantitativa, dessas áreas, em relação ao total.
-Localização das áreas hidrográficas e oceânicas, do planeta, em que as algas clorofiladas contribuem com a produção de oxigênio. Representação quantitativa, dessas áreas em relação ao total.
-Socialização do texto do poema através de: Leitura silenciosa, leitura em voz alta e dramatização; declamação e musicalização do poema.
-Conceituar e reconhecer o poema Rondel.
-Poema compartilhado (Dividir a sala em cinco equipes e cada equipe elabora dois versos para a composição de um rondel, em duas faixas de papel, depois fazem a montagem do poema segundo a fórmula original).
-Descoberta de palavras-chaves e decifração desses códigos fazendo gincana entre as diversas equipes de alunos e alunas.
Avaliação:
Oral, escrita, aplicação de questionários, observação da participação em sala, Correção na lousa e auto avaliação.
Texto didático, apresentando conteúdo, método interdisciplinar e avaliação.
Série: “Poemas Didáticos”*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise .
Indiara (GO), 10.07.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.