Cronologia da Literatura Brasileira - BARROCO

De 1601 até 1768 (séc. XVII) surge no Brasil o movimento literário chamado Barroco. Movimento este que não esteve envolvido somente nas artes literárias, mas também nas artes plásticas (pintura e escultura, por exemplo) e a música cuja característica principal foi canto gregoriano, que tem forte propriedade litúrgica. O contexto histórico influencia demasiadamente nas obras, mostrando principalmente a melancolia. Há um questionamento entre fazer a escolha dos gozos mundanos ou seguir uma vida com o paradigma dogmático religioso.

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CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL MUNDIAL:

- Reforma Protestante de Lutero contestando dogmas católicos;

- Contrarreforma religiosa por parte da Igreja Católica;

CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL BRASILEIRO:

- A Bahia basicamente é o centro de todo o contexto, pois foi a primeira grande cidade e capital do Brasil na época;

- Foi a maior produtora de cana de açúcar, consequentemente a potência econômica;

- Invasões holandesas.

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ARTISTAS NOTÁVEIS:

- Gregório de Mattos Guerra (Boca do Inferno) – Tipos de obras: lírico/amorosa, religiosa e satírica; (OBS.: SOU MUITO FÃ DESSE CARA.);

- Pe. Antônio Vieira (O imperador da língua portuguesa, cognome dado por Fernando Pessoa) (OBS.: ESSE PADRE TEM MEU RESPEITO.) - Tipos de obras: profecias, cartas e sermões. Obra importante: O sermão da sexagésima.

- Aleijadinho (produziu obras esculturais com características barrocas, mesmo estando inseridas dentro do período posterior) (OBS.: Percebemos que a data é didática e o artista pode produzir uma obra seguindo uma escola fora do período da mesma, como é o caso de Aleijadinho);

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DETALHES IMPORTANTES:

- O barroco é conhecido como a arte da contrarreforma;

- “O retorno p/ idade média”;

- O retorno do “teocentrismo”;

- Dúvida entre o que seguir (jogo de antítese: corpo e alma / céu e inferno / Deus e Diabo, fluir do tempo, tensão, crises existenciais e a preocupação com a morte);

- Gongorismo e Quevedismo (Jogo de palavras e Jogo de ideias) = texto complexo e rebuscado, abusa da linguagem conotativa.