"Um aviso para os escritores"
Se querem uma dica de como ser um escritor, aqui vai. Leia, mas leia muito. Sabe aquelas pessoas que você escuta, elas dizem: "eu leio muito!"; "tenho uma estante cheia de livros!"; "eu leio 200 horas por dia!". E você olha pra elas e pensa: Bom, elas estão dizendo a verdade, eu vi as estantes, e vi que elas realmente entendem dos livros que estão falando. E elas parecem mais bonitas, ricas, inteligentes e bem sucedidas que você. E você pensa: "Putz, deve ter algum problema comigo, eu pensei que eu fosse inteligente, essas pessoas claramente são mais espertas e inteligentes que eu." E, por fim, você não pensa naquilo que eu vou dizer a seguir escrito entre aspas, mas com certeza fica algo do tipo rodando dentro da sua cabeça: "Eu não sirvo para ser escritor, não conseguirei escrever coisas boas e inteligentes para essas pessoas, talvez eu devesse esquecer essa porcaria de ideia de ser escritor."
Bom, eu queria dizer com tudo isso que: Você, caro leitor, precisa ler mais do que toda essa gente junta para ser um bom escritor. Hahaha, não esperavam por isso não é?
Pois é, mesmo eu sendo um maldito escritor mediocre aos meus 27 (quase 28) anos de idade, eu posso dizer que já li pra caralho, e que vai ser difícil vocês me ultrapassarem, a não ser que me matem. Porém, vim trazer-lhes um ensinamento:
Quando você lê muito, você acaba percebendo que muitos escritores talentosos também são escritores medíocres em certos momentos da vida, na grande maioria do tempo, na verdade, eles são medíocres (mesmo quando não estão escrevendo). Ninguem vomita pérolas todos os dias, ninguem caga ouro todas as manhãs. Mas quando você já leu bastante na sua vida, e você percebe que 98% de tudo o que publicam em jornais, revistas e livros são babaquices e inutilidades, e que os outros 2% são exatamente aquelas babaquices e inutilidades que você gosta, bem, ai você percebe que você também pode escrever as suas próprias babaquices e inutilidades. E não se preocupe, pois para todo ser-humano dizendo uma idiotice, sempre há um outro humano ouvindo.
E se você acha algo genial, isso pode não ser genial para os outros, pois cada pessoa tem a sua própria ideia do que é genial.
E ai você diz: "Ah, mas Tolstoi era genial." Pois tem gente que não acha.
"Ah, mas o Machado de Assis era genial." Tem gente que não acha.
"Ah, mas a receita da minha mãe era genial!" TEM GENTE QUE NÃO ACHA!
Mas se você for um escritor (e leitor) por tempo suficiente, você um dia vomitará a sua pérola, e ela estará lá, só pra você, em forma de texto, brilhando na tela do seu computador, pronta para fazer alguem achar que você é um gênio das palavras.
Segundo as palavras de "Não Lembro Quem": O homem mais bem sucedido do mundo é o homem que conseguiu enganar o maior número de pessoas (com a sua suposta vida bem-sucedida). Todos nós seres-humanos somos iguais: Alguns mais ricos, outros mais pobres, alguns mais burros, outros mais inteligentes. Na área da literatura, existe espaço para todos. Você já viu algum rico escrever algo descente? A maioria dos bons escritores ricos eram pobres, que por algum milagre do capitalismo, tornaram-se ricos com as suas obras literárias.
Leia tudo o que o seu escritor favorito fez, você irá perceber que ele é tão medíocre quanto qualquer outro ser-humano, e que aquela velha frase do Bon Jovi (ou sei lá qual cara que disse isso) é verdadeira: "Todos os nossos herois um dia morrem. Se você realmente for atrás para conhecê-lo, verá que ele é um ser-humano como qualquer outro, um primata evoluído com um polegar opositor." Pois é, essa frase não tem nada a ver com o Bon Jovi, mas eu me lembro de ouvir em alguma música dele algo sobre heróis morrendo, que me fez pensar em toda essa sentença ai.
Pois é galera, se você persistir, irá ser um mestre. Se você desistir, irá ser um fracassado. E não se preocupe, pois muitos escritores são fracassados, e muitas pessoas de sucesso também são fracassados em alguma coisa. Somos todos imbecís com polegares opositores.
Lembrei o nome da música: "These days". É uma boa música, especialmente se você for um adolecente. A frase que fala sobre heróis é a seguinte:
"His mama said he was crazy - he said, "Mama, I've got to try.
Don't you know that all my heroes died?
And I guess I'd rather die than fade away."
Não vou traduzir. Faça isso você mesmo.
Ah sim, e um último aviso: Não tentem escrever melhor do que eu, ninguem escreve mais inutilidades e babaquices do que eu.
Fuck yourselves.