Concretismo
O concretismo surgiu em 1952 com a divulgação da revista Noigrandes que significava "antídoto contra o tédio", liderado pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e por Décio Pignatari. em 1956 foi realizado Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Influenciada por Mallarmé, Apollinaire, Ezra Pound, Joyce, Cummings, Oswald de Andrade e João Cabral de Melo Neto, a poesia apresentava as seguintes características:
- poema como resultado de investigação verbal;
- incorporação do espaço gráfico como elemento estrutural do poema;
- ampliação do poema pela comunicação não-verbal;
- máxima valorização da palavra em si, contra o verso como unidade rítmica convencional;
- rejeição do lirismo;
- valorização do som, da forma visual e da carga semântica da palavra e suas funções-relações no poema;
- ampla utilização de recursos tipográficos;
- possibilidade de amplas leituras, abolição do verso tradicional: leitura vertical, horizontal, diagonal etc.
- utilização do ideograma (sinais de escritas analíticas, como os símbolos da escrita chinesa, por exemplo) como modelos de composição.
Beijos mil.