Modernismo- 2a. fase

A segunda fase do movimento modernista é marcada pelo avanço do fascismo e das guerras mundiais vai de 1930 à 1945. Houve um grande impacto na economia mundial devido a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, período este chamado de Grande Depressão. Houveram paralizações de fábricas, falências bancárias, desemprego e a fome e a miséria eram constantes.

Ocorreu em 1930 a revolução que levou Getúlio Vargas ao governo, apoiado pela burguesia. Incentivo a industrialização e a entrada de capital norte americano. Houve a chamada Revolução Constitucionalista em oposição ao governo Vargas.

Em meio ao descontentamento, Vargas resolveu iniciar a ditadura militar do Brasil, em 1937. Houve a implantação do Estado Novo que compreendeu o grande período anticomunista e antidemocrático , chefiado por Getúlio Vargas, durou até 29 de outubro de 1945 quando Getúlio resolve renunciar o cargo devido as pressões.

Poesia: Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge Lima, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles.

Prosa regionalista: José de Alencar, José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego e Graciliano Ramos.

Prosa urbana: José Geraldo Vieira, Érico Veríssimo e Marques Rebelo.

Prosa intimista(conflitos humanos e questões psicológicas): Lúcio Cardoso, Dionélio Machado, Otávio de Faria e no final do período surge a grandiosíssima Clarice Lispector.

Beijos mil.

Regina Andrade
Enviado por Regina Andrade em 28/04/2015
Reeditado em 28/04/2015
Código do texto: T5223380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.