Vanguardas europeias(breve resumo)

As vanguardas europeias surgiram na Europa no iníio do século XX, os quais iniciaram com as estéticas anteriores, como o Simbolismo.

A Europa estava em clina de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas como: eletricidade, telefone, rádio telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros ( fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.

Surgiram várias tendências de arte, manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia devido à economia industrial, e de outro lado, o descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego (especialmente após a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929).

O Brasil, passava de escravocrata para mão de obra livre, da monarquia para a República.

A partir daí surgiram os movimentos: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, e Surrealismo.

Vanguardas por se tratarem de movimentos pioneiros da arte e da cultura e europeias por terem origem na Europa.

Cubismo: destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmides, prismas. O objeto pode ser visto por ângulos diferentes.

Visão cubista: decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através de estruturas geométricas.

Colagens, montagens, a superposição de figuras e a simultaneidade.

Surgiu em 1913- destruição da sintaxe ( abolição da estrofe e rima).

No Brasil, o Cubismo exerceu influência na década de 20 com Oswald de Andrade e na década de 60 com o Concretismo.

Dadaísmo: destruir os valores burgueses e a arte tradicional. Surgiu em meio a guerra em 1916( escritores e artistas plásticos queriam fazer algo que chocasse a burguesia da época).

Consequências emocionais decorrentes da Primeira Guerra Mundial: sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.

Radicalização do Futurismo, Expressionismo e o Cubismo.

Artistas contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista.

Intenção: destruir os valores burgueses e a arte tradicional.

Características: agressividade verbalizada, desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima da lógica, do raciocínio. Nonsense- falta de sentido da linguage- finalidade: ridicularizar o tradicionalismo.

No Brasil a referência é o escritor Mário de Andrade em seu livro Pauliceia Desvairada, no qual há um poema chamado Ode ao burguês.

Expressionismo : surge em 1910 na Alemanha e o objetivo era contradizer a maneira de arte impressionista. Expressar a realidade, a qual valorizava a pintura com traços e efeitos da luz do sol sob a imagem e a valorização das cores obtidas através da exposição solar.

Pintura: manifestação do mundo interior através das feições, é a materialização do sentimento do artista a respeito de algo vivenciado, sem a preocupação em embelezar a imagem.

No quadro O grito de Edvard Munch vemos a expressão de medo, de dor, de anguústia em relação ao conturbado final do século XIX em junção com sua própria vida.

Declínio da estética ocorre a partir de 1933 com a ascenção e Hitler na Alemanha. Tendência de "arte pura" instituída por Hitler ao povo germânico.

A autora Anita Malfatti, em 1912, foi à Alemanha, onde teve contato com o Expressionismo alemão, o qual influenciou as obras da artista. Em 1917, após duas exposições, Anita gera diversos rebuliços na arte, os quais culminaram na mostra de arte moderna, a qual deu início ao movimento modernista em 1922.

Futurismo temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da industria em geral.

Primeira publicação em 1909, pelo autor Filippo Tommaso Marinetti.

Temas que engrandecem a vida moderna: o automóvel, a eletricidade, a velocidade, a máquina. Manifesto do Futurismo:Filippo Tomaso Marinetti.

Os manifestos traziam o rompimento com a norma culta, com a gramática tradicional e apresentava versos livres e linguagem sem apego a normas.

"Manifesto da Literatura Futurista- proposta: destruição da sintaxe, a depreciação do adjetivo, advérbio e da pontuação. Por outro lado, apoiou a ideia de que os substantivos deveriam vir no texto ao acaso, conforme surgissem os pensamentos.

No Brasil, Oswald de Andrade, em sua viagem à Europa teve contato com o futurismo antes da adesão de Marinetti, principal divulgador dessa vanguarda. Oswald , portanto, é o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém com uma denotação mais suave do que o original europeu.

Surrealismo: surgiu na França após a Primeira Guerra Mundial, em 1924, "Manifesto do Surrealismo", André Breton, ex-integrante dos ideais do Dadaísmo. Concepções freudianas, ligadas à psicanálise e ao subconsciente.

"Denominação de Breton: automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral."

Pintores: Salvador Dali e René Magritte.

A arte deve fluir a partir do inconsciente, sem qualquer controle da razão, o pensamento deve acontecer e ser expresso livre de qualquer influência exterior ou lógica.

Está presente nas obras do surrealismo: a fantasia, o devaneio e a loucura.

As palavras deviam ser escritas como viessem no pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente.

Artes plásticas: espanhol Salvador Dali externou o universo surrealista.

Temas de sua obra: sexualidade, angústia, frustrações, traumas, memória, tempo, o sono e o sonho.

O surrealismo divide-se em comunistas e não-comunistas, quando André Breton adere aos ideais marxistas.

Fonte de pesquisa: mundoeducação.com

Beijos mil!