SABER LER E INTERPRETAR (UMA POSTURA EXIGIDA)

Saber ler vai além de juntar letras, formar palavras e decifrar frases. Bom leitor é aquele que compreende o que está lendo e enxerga informações nas entrelinhas dos textos.

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Existem diversas possibilidades de leitura, pois se podem ler as palavras, as imagens, os movimentos e muitas outras manifestações. Se a escola não trabalhar essas possibilidades e as manifestações inúmeras em prol da mudança da atual situação, o resultado permanecerá o que atualmente se observa, ou seja, pobreza de vocabulário, dificuldade de interpretação e de produção de textos, lentidão na resolução de problemas de quaisquer espécies, que casualmente se anteponham à frente dos indivíduos.

Paulo Freire já alertava sobre esse fato, pois afirmava que um problema é para ser lido, estudado e solucionado. Para exemplificar essa afirmativa, ele narrou uma história com muitas reflexões sobre o ler e o estudar. Freire, saliente-se, desenvolveu inúmeros trabalhos sobre alfabetização de crianças, jovens e adultos e teve atuação relevante no campo de políticas para a educação e cidadania, no Brasil, como em países africanos e europeus.

Em “A importância do ato de ler”, p. 33, Paulo Freire narrou uma pequena história, em que dois personagens (Pedro e Antônio) precisavam transportar, em uma camioneta, vários cestos de cacau de um sítio para outro, para secagem. A estrada estava enlameada e a camioneta encalhou. Viram-se, então, frente a um problema, pois não poderiam perder a colheita de cacau. Desceram na lama e passaram a estudar o caso. Com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores, conseguiram a consistência necessária, evitando, assim, que as rodas do veículo afundassem na lama. Desta forma, conseguiram efetuar o transporte da colheita, sem prejuízos da mesma. Significa que se depararam com um problema, analisaram-no, compreenderam-no e encontraram uma resposta precisa.

Um texto para ser lido é um texto para ser estudado e interpretado. Conforme disse Freire, não se pode interpretar um texto se este for lido sem a atenção necessária. Se o aluno desiste da leitura na primeira dificuldade encontrada, seria exatamente como se Pedro e Antônio tivessem desistido e perdido todo o fruto do seu trabalho, por causa do lamaçal.

É importante que os professores e alunos tenham essa mesma postura, caso um texto, à primeira vista, pareça de difícil entendimento para os estudantes. É necessária muita insistência em compreendê-lo e trabalhar sobre ele do mesmo jeito que Pedro e Antônio trabalharam em relação ao lamaçal, pois estudar exige disciplina, é criar e recriar, analisar, entender e refletir sobre o entendido.

fONTE:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. 21ª edição. São Paulo: Autores Associados,1989. p.33.

Dalva Molina Mansano

14:37

09.09.2014

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 09/09/2014
Reeditado em 09/09/2014
Código do texto: T4955452
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