Auto-análise sobre um comentário de "Dois Pequenos Pensamentos"

Apresento aqui meu texto, na íntegra, intitulado: Dois Pequenos Pensamentos. Recebi um comentário nele, o qual será comentado. Primeiro, ao texto.

Dois Pequenos Pensamentos

#01

E de tanto chorar dor e amargura, de tanto amargar na beira da calçada da rua, o poeta morreu desidratado.

#02

Creu tão piamente que o desejo se fez real pela força do inconsciente.

Simples e bem claro, até meio... Bobos, mas comentarei sobre o comentário, então vamos ao comentário.

20/07/2014 09:02 - Tiago do Valle

Adorei. Os dois pensamentos. O primeiro demonstra que o humor é uma arma emocional, e o segundo aponta para a capacidade da fé de criar coisas em nome de deus.

Sobre o primeiro pensamento, o apontamento de Tiago é válido, ainda que eu estivesse criticando a tendência comum de poetas de internet de serem profundamente melancólicos (não sinceramente, é certo, uma vez que para sofrer assim acho que nem internet se pode ter). Ademais, são muito aclamados em suas poesias tristes que, mais que óbvio, são clichês, recheadas de lugares comuns e frases (versos?) de efeito forçadas, sem força alguma.

O segundo aforismo, se assim posso chamá-lo, não reforça a crença no deus monoteístico abraâmico, pelo contrário, mostra a força do inconsciente de, através do reforço, funcionar como "destino" (ou como guia para o destino). Também é uma crítica à extrema descrença em si mesmo da maior parte dos poetas chorosos da internet, curiosamente vangloriados em sua depressão coletiva, que vejo como algo negativo, não positivo, uma vez que quanto mais se reforça algum comportamento (e isso inclui pensamentos e atitudes), mais se tende àquele lado e, não surpreende, tenhamos essas crises de depressão coletiva generalizada.

Acho que é isso. Quaisquer novos pensamentos serão adicionados posteriormente.

Grato pela compreensão e colaboração.