VALORIZANDO A COMUNICAÇÃO

Prólogo

Abaixo quero transcrever uma mensagem que uma linda mulher (20 anos) postou no Facebook. Essa esplendorosa e feminil jovem já concluiu o ensino médio.

Por que estou fazendo essa transcrição “ipsis verbis”? Ora, de modo intrínseco esta cópia do escrito abaixo está associada ao tema de meu texto, isto é, como pretendo explicar o porquê da importância da valorização da comunicação.

TRANSCRIÇÃO DA MENSAGEM DA LINDA MENINA-MULHER

“Temos q se valorizar,pois as vezes penssamos q a pessoa q diz te amar te ama,mas na verdade,te trai,te queima,e ainda diz na cara q e mentira,meu deus so tu ta vendo a safadeza,mas mande senhot uma pessoa q me valorize,pois meresso e preciso!!!!!” (SIC).

OBSERVAÇÃO OPORTUNA E PERTINENTE

Desde 1996, no Brasil, corresponde ao ensino médio (antigamente chamado de segundo grau) a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para a vida social e para o mercado de trabalho, oferecendo o conhecimento básico necessário para o estudante ingressar no ensino superior.

VALORIZANDO A INFORMAÇÃO

Há uma propaganda da GloboNews, em forma de vinheta que, seguindo o conceito de que “informação é vital”. A campanha apresenta a GloboNews como a fonte de informação jornalística mais qualificada.

Foram criadas duas versões de filmes, que estão sendo veiculados na TV e no cinema, cada um deles comparando a informação a dois ingredientes indispensáveis para a sobrevivência do ser humano: água e comida. Eu acrescentaria a comunicação como essencial à convivência interpessoal.

A campanha conta com filmes que estão sendo veiculados na GloboNews, na Globo e nos canais GloboSat, e nos cinemas dos grupos Cinemark e UCI do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília e Recife, além de anúncios impressos que estamparão as páginas dos principais jornais e revistas de circulação nacional do país.

Pude observar que a vinheta é composta por mensagens mais diretas do que subliminares. Uma dessas mensagens é a que diz: “Se não acrescenta você deixa de lado (...).”. Pois bem, é exatamente sobre esta frase que vou desenvolver meu texto ora escrito.

Por quê? Por que estou escrevendo sobre o tema “VALORIZANDO A COMUNICAÇÃO” dando ênfase à frase “Se não acrescenta você deixa de lado”?

AMIGOS QUE NÃO SE CUMPRIMENTAM

De que adianta ter um milhão de amigos? Nos blogs de relacionamentos sociais acontece muito de existirem amigos que não se cumprimentam! Nessa dicotomia vemos a paradoxalidade das ideias defendidas pelos que se dizem seres sociais!

Você conhece alguém e de imediato pergunta se tem: Facebook, WhatsApp (What's Up"), msn, twitter, instagram etc. Pra que e por que manter em seu círculo de amizades alguém que não lhe cumprimenta? Lembre-se da vinheta da GloboNews: “Se não chegar até você é inútil.”.

Dose, mas dose mesmo é você estar online em quaisquer dos blogs de relacionamentos supramencionados e perceber que uma querida e confiável amizade, também conectada, sai à francesa sem ao menos lhe dizer: “Oi! Como vai você?”. É para esses amigos e amigas que saem de fininho que dedico este texto.

A mesma GloboNews, em uma outra vinheta diz, comparando a informação com a água:

“Se for só uma gotinha não sacia. Se for demais afoga. Se está contaminada não serve. Se não analisar é um perigo. Se não usar evapora. Sem conhecer a fonte não dá para confiar. Se não chegar até você é inútil. Informação é que nem água... Vital!”.

VAIDADE ASSOCIADA À DESCONFIANÇA QUE SE EXCEDEU

Já faz algum tempo que eu escrevi um texto sobre o valor da comunicação, dos relacionamentos interpessoais. Conhecer outras mulheres (homens) e flertar – Refiro-me a quem possa fazer isso por não está proibido pelos votos do matrimônio – pode ser muito prazeroso se você não ficar constantemente se preocupando no que aquilo vai dar.

O segredo é não alimentar expectativas! Quando não se está com pressa, se aproveita melhor as pessoas pelo que elas são e podem oferecer de forma incondicional.

CAUTELA COM AS MENTES IMPURAS

Quando elogiadas, as mulheres envaidecidas e motivadas por uma autoafirmação danosa distorcem a benevolência do ser cortês e contam às pessoas, sejam amigas distantes ou próximas, e até aos familiares que foi ou está sendo assediada por tal ou qual pessoa.

Deveriam valorizar um pouco mais as manifestações espontâneas de urbanidade, principalmente dos homens, não confundir cortesia com cantada, infâmia, desrespeito; ler um pouco mais sobre a sensualidade feminina e assim poderiam descobrir as vantagens que proporcionam o autoconhecimento.

CONCLUSÃO

Eis a mais pura e cristalina verdade: Aliadas às forças políticas e socioeconômicas a informação e comunicação são vitais para complementarem anseios e expectativas! São úteis para que se mantenha forte um laço de amizade.

Podemos supor que a comunicação entre os seres humanos, há muitos milhões de anos, era semelhante à dos demais mamíferos, ou seja, gritos, berros, urros e posturas corporais que traduziam a necessidade de comida, de acasalamento, de perigo. Foram necessários mais alguns milhões de anos para o aumento lento e gradual de nossa massa cerebral e, consequentemente, de nossa aptidão para aprender e compartilhar.

Durante esse processo evolutivo, nossos primeiros antepassados foram substituindo os sons e movimentos corpóreos instintivos por uma comunicação gradualmente mais sofisticada baseada em símbolos e sinais. O tempo passou, passa e corre para a globalização, por meio da força da comunicação, principalmente da internet, com o fim de fazer o seu papel, isto é, aproximar as pessoas e/ou os seus grupos de acordo com os interesses pessoais e comerciais.

Tenho uma vontade imensa de gritar e/ou postar em todos os blogs de relacionamentos sociais, todas as mídias (televisiva, escrita, oral):

“Bem-vindos aos blogs de relacionamentos virtuais! Onde quase todos são perfeitos, verdadeiros e intelectuais. Onde os pouco sociáveis (Eu menos do que todos) postam sandices, desabafos e exteriorizam suas vaidades, frustrações pelas conquistas insignificantes, mazelas ou infortúnios interpessoais. Onde os que lhe adicionam, não conversam com você, e nem ao menos lhe cumprimentam, mesmo depois de perceberem que você está online.”.

Pessoas desse quilate deveriam ver a vinheta da GloboNews, cujo teor Eu modificaria para a forma que se segue:

“Se for só uma gotinha não sacia. Se for demais afoga. Se está contaminada não serve. Se não analisar é um perigo. Se não usar evapora. Sem conhecer a fonte não dá para confiar. Se não chegar até você é inútil. Informação e comunicação (Acrescentei) são que nem água... Vitais para incrementar a urbanidade, estreitar os laços de amizades, valorizar a comunicação!”.