O ROMANTISMO NO BRASIL
ROMANTISMO
INTRODUÇÃO:
PORTUGAL
1825 – Camões de Almeida Garret
1865 – Questão Coimbrã (de Coimbra) – debate entre Castilho (Romântico) e Antero de Quental (anti-romantico, Realista)
Antecedentes:
1823 – exílio de Garret na Inglaterra
1825 – obra Camões em Paris
Características: Individualismo, subjetivismo, sentimentalismo
predomínio do sentimento sobre a razão
temas – nacionalismo, temas históricos (Idade Média), influência da Revolução Francesa.
Escola Original em oposição à imitação clássica.
Autores do Romantismo Português :
I Momento (ainda têm influências clássicas): Almeida Garret (tem 2 fases, a de influência clássica e a tipicamente romântica), Alexandre Herculano, Antonio Feliciano de Castilho.
II Momento ( não apresentam influência do classicismo, forte influência de Byron, o poeta inglês pessimista, são super-românticos ou ultra românticos, exagero de drama, “Mal do Século": tédio, angústia, melancolia) – Camilo Castelo Branco, Soares Passos.
III Momento (já apresentam alguma tendência Realista, defendem a tese da “Felicidade do Campo”) - Julio Dinis, João de Deus
BRASIL
1836 – Suspiros Poéticos e Saudade, Domingos José Gonçalves de Magalhães(Gonçalves de Magalhães)
1881 – O Mulato, Aluízio de Azevedo; Memórias Póstumas de Braz Cubas, Machado de Assis
Influência da Revolução Francesa – 1789, com as figuras das massas, do burguês, populares e os ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE, LIBERDADE.
Origem do Romantismo: Inglaterra (Lord Byron, poeta) e Alemanha (Goethe, novelas históricas)
A) MOMENTO HISTÓRICO
1789 – Revolução Francesa, capitalismo comercial, individualismo.
1822 – Independência do Brasil - sentimento patriótico, criação de uma literatura independente , sentimento de missão na construção do nacional. Exemplo: Atividades de Domingos Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre em Paris
1832 – Porto Alegre encontra-se com Almeida Garret
1834 – Instituto Histórico de Paris e o ensaio sobre a cultura brasileira
1833 – Sociedade Filomática, associação partidária e cultural da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), lança Manifesto Nacionalista e Romântico na Revista da Sociedade Filomática
1836 – Revista – publicação da Revista Niterói, revista brasileira de Literatura e Artes
- epígrafe – tudo pelo Brasil e para o Brasil
- publicação de Suspiros Poéticos e Saudade de Gonçalves de Magalhães
- no prefácio de seu livro ele escreve a teoria do Romantismo
- é considerado o teórico do Romantismo no Brasil
B) CAUSAS DA INTRODUÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL
1 – Nova visão de mundo, nova forma de escrever
2 – Iinfluência estrangeira (França)
3 – Receptividade do público, facilidade de consumo
4 – Aceitação pela classe oficial porque o Romance corresponde a uma vocação histórica e sociológica do Romantismo
5 – ampliação do “eu” e “povoamento da saudade”. Literatura de fuga, sonhos e imaginação
6 – São Paulo é o centro irradiador
7 – Fundação de Sociedades Secretas
8 – Participação das maçonarias e centros teosóficos
B) CARACTERÍSTICAS
1 – Individualismo, egocentrismo, subjetivismo, narcisismo
2 – Sentimentalismo, Escola do Coração (lágrima, sonho, devaneio, ternura, emoção)
3 – Sentimento da nacionalidade, patriotismo, com nacionalismo focado na natureza e na sociedade.
4 – Liberdade de composição
5 – Cristianismo
6 – Escritores assumem atitudes de artificialismo
- cabelos longos
- pele pálida
- olhar perdido
- vida desregrada
C) IMPORTÂNCIA DA LITERATURA ROMÂNTICA NO BRASIL
1 – Momento de definição da nacionalidade, representado pela procura das tradições, investigação do folclore e criação do Romance Nacional
2 – Surgimento de uma poética, conjunto de regras que orientam a produção poética
3 – Presença de uma historiografia literária, o romance e o teatro (João Caetano, Varnhargens, Norberto)
4 – Linguagem Nacional
5 – Nacionalismo ao lado do Universalismo
D) HÁ TRÊS MOMENTOS EM NOSSO ROMANTISMO
I – PRIMEIRO MOMENTO - Reação Nativista
Posse da Terra
Ânsia de traduzir o Brasil
É representado pelos escritores do indianismo, Gonçalves Dias e José de Alencar.
II – SEGUNDO MOMENTO – Reconstrução do espírito
Interiorização do sentimento
Volta para si mesmo
Traduzir o próprio mundo interior
È representado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros. São poetas desesperados, intensamente subjetivos.
III – TERCEIRO MOMENTO – Sentido de Humanização
Afirmação dos sentimentos Humanos
Preocupação com o sofrimento alheio
É representado por Castro Alves e a poesia social, José de Alencar e outros
Dª – HÁ AUTORES QUE FALAM EM GERAÇÕES ROMÂNTICAS:
I – PRIMEIRA GERAÇÃO:
1846 – Primeiros Cantos – Gonçalves Dias
1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo
AUTORES: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre
Característica: Indianismo
II – SEGUNDA GERAÇÃO
1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo
1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves
AUTORES: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire (monge), Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e outros
Característica: tédio, Mau do Século
III – TERCEIRA GERAÇÃO
1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves
1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
AUTORES: Castro Alves, Tobias Barreto de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antonio de Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, José de Alencar
Característica: poesia social, política.
D) ESCRITORES DO ROMANTISMO
José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire (o monge), Castro Alves e outros.
Apontamento para Vestibular
19/04/2007
Leitor, seu comentário é muito importante, obrigada.