O ROMANTISMO NO BRASIL

ROMANTISMO

INTRODUÇÃO:

PORTUGAL

1825 – Camões de Almeida Garret

1865 – Questão Coimbrã (de Coimbra) – debate entre Castilho (Romântico) e Antero de Quental (anti-romantico, Realista)

Antecedentes:

1823 – exílio de Garret na Inglaterra

1825 – obra Camões em Paris

Características: Individualismo, subjetivismo, sentimentalismo

predomínio do sentimento sobre a razão

temas – nacionalismo, temas históricos (Idade Média), influência da Revolução Francesa.

Escola Original em oposição à imitação clássica.

Autores do Romantismo Português :

I Momento (ainda têm influências clássicas): Almeida Garret (tem 2 fases, a de influência clássica e a tipicamente romântica), Alexandre Herculano, Antonio Feliciano de Castilho.

II Momento ( não apresentam influência do classicismo, forte influência de Byron, o poeta inglês pessimista, são super-românticos ou ultra românticos, exagero de drama, “Mal do Século": tédio, angústia, melancolia) – Camilo Castelo Branco, Soares Passos.

III Momento (já apresentam alguma tendência Realista, defendem a tese da “Felicidade do Campo”) - Julio Dinis, João de Deus

BRASIL

1836 – Suspiros Poéticos e Saudade, Domingos José Gonçalves de Magalhães(Gonçalves de Magalhães)

1881 – O Mulato, Aluízio de Azevedo; Memórias Póstumas de Braz Cubas, Machado de Assis

Influência da Revolução Francesa – 1789, com as figuras das massas, do burguês, populares e os ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE, LIBERDADE.

Origem do Romantismo: Inglaterra (Lord Byron, poeta) e Alemanha (Goethe, novelas históricas)

A) MOMENTO HISTÓRICO

1789 – Revolução Francesa, capitalismo comercial, individualismo.

1822 – Independência do Brasil - sentimento patriótico, criação de uma literatura independente , sentimento de missão na construção do nacional. Exemplo: Atividades de Domingos Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre em Paris

1832 – Porto Alegre encontra-se com Almeida Garret

1834 – Instituto Histórico de Paris e o ensaio sobre a cultura brasileira

1833 – Sociedade Filomática, associação partidária e cultural da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), lança Manifesto Nacionalista e Romântico na Revista da Sociedade Filomática

1836 – Revista – publicação da Revista Niterói, revista brasileira de Literatura e Artes

- epígrafe – tudo pelo Brasil e para o Brasil

- publicação de Suspiros Poéticos e Saudade de Gonçalves de Magalhães

- no prefácio de seu livro ele escreve a teoria do Romantismo

- é considerado o teórico do Romantismo no Brasil

B) CAUSAS DA INTRODUÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL

1 – Nova visão de mundo, nova forma de escrever

2 – Iinfluência estrangeira (França)

3 – Receptividade do público, facilidade de consumo

4 – Aceitação pela classe oficial porque o Romance corresponde a uma vocação histórica e sociológica do Romantismo

5 – ampliação do “eu” e “povoamento da saudade”. Literatura de fuga, sonhos e imaginação

6 – São Paulo é o centro irradiador

7 – Fundação de Sociedades Secretas

8 – Participação das maçonarias e centros teosóficos

B) CARACTERÍSTICAS

1 – Individualismo, egocentrismo, subjetivismo, narcisismo

2 – Sentimentalismo, Escola do Coração (lágrima, sonho, devaneio, ternura, emoção)

3 – Sentimento da nacionalidade, patriotismo, com nacionalismo focado na natureza e na sociedade.

4 – Liberdade de composição

5 – Cristianismo

6 – Escritores assumem atitudes de artificialismo

- cabelos longos

- pele pálida

- olhar perdido

- vida desregrada

C) IMPORTÂNCIA DA LITERATURA ROMÂNTICA NO BRASIL

1 – Momento de definição da nacionalidade, representado pela procura das tradições, investigação do folclore e criação do Romance Nacional

2 – Surgimento de uma poética, conjunto de regras que orientam a produção poética

3 – Presença de uma historiografia literária, o romance e o teatro (João Caetano, Varnhargens, Norberto)

4 – Linguagem Nacional

5 – Nacionalismo ao lado do Universalismo

D) HÁ TRÊS MOMENTOS EM NOSSO ROMANTISMO

I – PRIMEIRO MOMENTO - Reação Nativista

Posse da Terra

Ânsia de traduzir o Brasil

É representado pelos escritores do indianismo, Gonçalves Dias e José de Alencar.

II – SEGUNDO MOMENTO – Reconstrução do espírito

Interiorização do sentimento

Volta para si mesmo

Traduzir o próprio mundo interior

È representado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros. São poetas desesperados, intensamente subjetivos.

III – TERCEIRO MOMENTO – Sentido de Humanização

Afirmação dos sentimentos Humanos

Preocupação com o sofrimento alheio

É representado por Castro Alves e a poesia social, José de Alencar e outros

Dª – HÁ AUTORES QUE FALAM EM GERAÇÕES ROMÂNTICAS:

I – PRIMEIRA GERAÇÃO:

1846 – Primeiros Cantos – Gonçalves Dias

1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo

AUTORES: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre

Característica: Indianismo

II – SEGUNDA GERAÇÃO

1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo

1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves

AUTORES: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire (monge), Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e outros

Característica: tédio, Mau do Século

III – TERCEIRA GERAÇÃO

1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves

1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

AUTORES: Castro Alves, Tobias Barreto de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antonio de Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, José de Alencar

Característica: poesia social, política.

D) ESCRITORES DO ROMANTISMO

José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire (o monge), Castro Alves e outros.

Apontamento para Vestibular

19/04/2007

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