FORMAS DE TEXTOS NARRATIVOS

_____________________________________________________

Estudos Literários

Estes são os mais conhecidos tipos de textos narrativos:

Epopeia: longa narrativa em versos, que ressalta os feitos de um herói, ou envolvendo a história de um povo ou de uma nação. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.

Fábula - narrativa curta, geralmente confundida com o apólogo e a parábola. As personagens principais são animais irracionais com comportamentos semelhantes aos dos seres humanos, ou objetos. A finalidade é transmitir uma lição de moral implícita ou explícita. Escrita em versos até o século XVIII, em seguida adotou a prosa.

Romance: é um texto de caráter verossímil, longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo, com espaço e personagens bem definidos.

Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é uma narrativa intermediária entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. A narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.

Conto: breve narrativa de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por reduzido número de personagens. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.

Crônica: confundida com o conto. É uma narrativa breve, ligada à vida cotidiana, em linguagem coloquial e um toque de humor ou crítica.

Ensaio: texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo um ponto de vista pessoal e subjetivo a respeito de certo tema humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.. É menos formal e mais flexível que o tratado.

Parábola: diferencia-se da fábula por utilizar personagens humanas. A finalidade é também transmitir uma lição de moral implícita ou explícita.

Apólogo: é semelhante à fábula e à parábola, mas pode se utilizar as mais diversas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou imaginárias, humanas ou não. Também transmite uma lição de moral.

Anedota: tipo de narrativa breve que tem o objetivo de provocar o riso. Utiliza-se, geralmente, da linguagem oral, mas pode ocorrer também em linguagem escrita.

Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais. A lenda é mantida por meio da oralidade, até torna-se conhecida, quando, então, é registrada através da escrita. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias. ®Sérgio.

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, quaisquer críticas ou comentários. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 30/09/2013
Código do texto: T4505532
Classificação de conteúdo: seguro