OS CANCIONEIROS

____________________________

Estudos Literários

 

Cancioneiros são compilações manuscritas (pertencentes a vários autores) de toda a produção do Trovadorismo Português conhecidas em nossos dias. As Cantigas foram reunidas em três volumes (só havia um original de cada cancioneiro).

Os Cancioneiros:

Cancioneiro da Ajuda – é o mais antigo dos cancioneiros, encerrando 310 cantigas, no geral de amor. Foi compilado no final do século XIII ou princípio do XIV. Encontra-se na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Cancioneiro da Biblioteca Nacional – encontrado na Itália e adquirido pela Biblioteca Nacional de Lisboa, no início do século XX. Foi manuscrito no final do século XV e princípios do XVI. Constitui a mais extensa das compilações, pois engloba 1647 cantigas de todos os gêneros. Dado a público apenas em 1949.

Cancioneiro da Vaticana – assim denominado por ter sido encontrado na Biblioteca do Vaticano, em Roma. Manuscrito no final do século XV e inícios do seguinte. Encerra 1205 cantigas de todos os gêneros (entres eles, D. Dinis e suas 138 cantigas). Dado a publico em 1875. ®Sérgio.

_____________________________________

Para maiores informações sobre o assunto ver: Torres, Alexandre Pinheiro, Antologia da poesia portuguesa. Porto Lelo e Irmão, 1977. v. 1.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 07/06/2013
Código do texto: T4330293
Classificação de conteúdo: seguro