Os gêneros literários e o modernismo: polêmica e vanguarda: FONTE:http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura002

“ A arte não é a verdade, mas a mentira que nos ensina a compreender a verdade”.

Pablo Picasso

A TEORIA (clássica) DOS GÊNEROS

Platão e Aristóteles: lírico, épico e dramático.

Novos gêneros: impressionismo lírico, o romance histórico, drama (Shakespeare), epopeia (Camões), novela, conto, crônica...

Séc. XIX: Baudelaire e Victor Hugo

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Como tudo começou no modernismo?

FONTE: http://www.google.com/imgres?q=VANGUARDAS+NO+MODERNISMO+BRASILEIRO

FONTE: http://www.google.com/imgres?

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Tema dos gêneros: redescobrir os brasis

A). Discussão de temas da época de guerras:

Solidão, melancolia; perda do sentido da vida;

As grandes cidades e a violência;

B). .Das inquietações às realidades do Brasil:

Verso livre, conto e romance (ironia e paródia),

A poesia de Pau-Brasil e a antropofagia,

Ufanismo ingênuo: Verde-amarelismo,

Regionalismo em G. Rosa, Grac. Ramos, na poesia de João Cabral e no teatro de Ariano Suassuna.

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LOCI DOS GÊNEROS NO MODERNISMO:

TENDÊNCIAS /GRUPOS

Pau-brasil (1924): progresso/ primitivismo (Pindorama), crítica ao eurocentrismo;

Antropofagia: Devoração-canibalismo ritual -literária do estrangeiro, contra o patriarcalismo e o capitalismo.

Verde-amarelo e Grupo da Anta: Cassiano Ricardo,

Menotti del Pichia, Plínio Salgado, outros.

Poesia ingênua das etnias e da origem do Brasil

Valorização da cultura tupi.

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Consoada

Manuel Bandeira,

Poesia completa e prosa. Aguiar: RJ.

Quando a Indesejada das gentes chegar (Não sei se dura ou caroável), talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.) Encontrará lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar.

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Ode ao Burguês, de Mário de Andrade

Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, (...)dono das tradições! Fora os que algarismam os amanhãs! (...)sempiternamente as mesmices convencionais! (...)Ódio fundamento, sem perdão!

Fora! Fu! Fora o bom burguês!...

FONTE: www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira

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CONCLUSÃO

Os gêneros literários: visualidade e criatividade nas vanguardas deslocadas como posicionamento ideológico;

A ironia e a paródia: crítica ao eurocentrismo e passadismo;

Valorização da cultura brasileira e as etnias dos anos 1920 a presença do migrante, o sertanejo e o cabouclo no regionalismo dos anos 1940;

A liberdade de expressão aliada à linguagem informal e ao verso livre, CONQUISTAS DE GÊNERO MODERNO.

A geração de 1945 agregará valores - o intimismo e o regionalismo à literatura brasileira, mais flexível, sem se afastar das demandas do modernismo da primeira fase.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMOROSO LIMA, Alceu. Estudos literários. Rio de Janeiro: Aguilar, 1966. v. I.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo/Brasília, Martins/INL, 1972.

ANDRADE, O. Falação. In: CAMPOS, H. Poesias reunidas O. Andrade. São Paulo, Difel, 1966. p.68.

BRASILEIROS: Revista mensal de cultura, reportagens, nov. de 2011, nº 52, www.brasileiros.com.br

COUTINHO, Afrânio. A critica literária no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1968, pp. 115-157

TUFANO, Douglas. Estudos de literatura brasileira. Moderna, 1995.

FARACO & MOURA. Língua e literatura. Ática, 1995. p. 53.