Versificação
Verso – representa cada unidade construtiva rítmica de uma poesia.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
Escansão - é a contagem do número de sílabas poéticas.
Importante:
Contam-se as sílabas até a última tônica.
Es | tou | de | vol | ta | pro | meu | a | con | che | go - átona
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Sem|pre | quis | te | dar | ca | ri | nho e | pai | xão – tônica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
(O fenômeno que se verifica na sílaba poética número oito chama-se elisão (sons vocálicos diferentes).
A | col | cha a | ca | ba | de a |que | cer | nós | dois - tônica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Além da elisão na sílaba poética número seis, há crase (a mesma vogal) na número três.
A saber...
O número de sílabas é determinante para sua classificação:
Uma – Monossílabos
Duas – Dissílabos
Três – Trissílabos
Quatro – Tetrassílabos
Cinco – Pentassílabos ou redondilha menor (acentos na 2ª e 5ª)
Seis – Hexassílabos (acentos na 2ª e 6ª sílabas)
Sete – Heptassílabos ou redondilha maior (acentos na 3ª e 5ª)
Oito – Octossílabos
Nove – Eneassílabos ou jâmbicos (acentos na 3ª, 6ª e 9ª)
Dez – Decassílabos = heróico (acentos na 6ª e 10ª) ou sáficos (acentos na 4ª, 8ª e 10ª)
Onze – Hendecassílabos ou datílicos (acentos na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª)
Doze – Dodecassílabos ou alexandrinos (se os acentos forem na 6ª e 12ª)
Mais de doze – Bárbaros
Repetição
Antecanto – repetição do verso no início de cada estrofe.
Bordão – repetição do verso no final de cada estrofe.
Estribilho ou Refrão – repetição constante dos versos.
Quanto ao número de versos:
Monóstico – um verso
Dístico – dois versos
Terceto – três versos
Quadra ou quarteto – quatro versos
Quintilha – cinco versos
Sextilha – seis versos
Septilha – sete versos
Oitava – oito versos
Nona – nove versos
Décima – dez versos
Ritmo
É o traço forte ou fraco que marca os intervalos numa versificação.
Binário
Chama-se ascendente o ritmo melódico fraco-FORTE;
O | ri | so | ven | ce o | pran | to
A T A T A T A
O binário descendente mostra uma relação FORTE-fraco.
Ti | nhas | tan | to | me | do | va | go e | frou | xo
T A T A T A T A T A
Temário
À relação fraco-fraco-FORTE chamamos ascendente;
“Tu | cho | ras | te em | pre | sen | ça | da | mor | te” (G. Dias)
A A T A A T A A T
Temário descendente mostra uma relação inversa, ou seja, FORTE-fraco-fraco.
Pá | gi | nas | cá | li | das; | pá | li | das | pá | gi | nas
T A A T A A T A A T A A
Atenção:
Brancos e Livres são os versos sem rima e métrica respectivamente.
Rima
Identidade sonora, normalmente, no fim de cada verso.
Quanto à combinação
Alternadas ou Cruzadas – ABAB
...casa
...forte
...brasa
...norte
Emparelhadas ou Paralelas – AABB
...vento
...lento
...ponho
...sonho
Interpoladas ou Opostas – ABBA
...viso
...fraca
...maca
...riso
Continuadas – repetição da mesma rima ao longo do poema.
Mistas – são as que não seguem esquematização regular.
Quanto à acentuação tônica
Oxítonas – agudas ou masculinas
Paroxítonas – graves ou femininas
Proparoxítonas – esdrúxulas
Quanto à coincidência sonora
Perfeita ou Soante – há correspondência completa de sons: tento / vento – vele / sele.
Imperfeita ou Toante – há correspondência parcial de sons: âmbar /amar – até /ate.
Quanto à Morfologia
Rica – classes gramaticais diferentes: contente / tente
Pobre – a mesma classe gramatical: coração / união
Preciosa – palavras quase sem rima: pauta / nauta
Coroadas – As que ocorrem dentro de um mesmo verso.
Ex.: O triste existe em sofrimento lento. (Castro Alves)
Estrofe – é o agrupamento de versos.
FORMAS FIXAS
. Soneto: poema formado por dois quartetos e dois tercetos, normalmente composto por versos decassílabos e de conteúdo lírico;
. Balada: poema formado por três oitavas e uma quadra;
. Rondel: poema formado por duas quadras e uma quintilha;
. Rondó: poema com estrofação uniforme de quadras;
. Vilanela: poema formado por uma quadra e vários tercetos.
Verso – representa cada unidade construtiva rítmica de uma poesia.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
Escansão - é a contagem do número de sílabas poéticas.
Importante:
Contam-se as sílabas até a última tônica.
Es | tou | de | vol | ta | pro | meu | a | con | che | go - átona
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Sem|pre | quis | te | dar | ca | ri | nho e | pai | xão – tônica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
(O fenômeno que se verifica na sílaba poética número oito chama-se elisão (sons vocálicos diferentes).
A | col | cha a | ca | ba | de a |que | cer | nós | dois - tônica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Além da elisão na sílaba poética número seis, há crase (a mesma vogal) na número três.
A saber...
O número de sílabas é determinante para sua classificação:
Uma – Monossílabos
Duas – Dissílabos
Três – Trissílabos
Quatro – Tetrassílabos
Cinco – Pentassílabos ou redondilha menor (acentos na 2ª e 5ª)
Seis – Hexassílabos (acentos na 2ª e 6ª sílabas)
Sete – Heptassílabos ou redondilha maior (acentos na 3ª e 5ª)
Oito – Octossílabos
Nove – Eneassílabos ou jâmbicos (acentos na 3ª, 6ª e 9ª)
Dez – Decassílabos = heróico (acentos na 6ª e 10ª) ou sáficos (acentos na 4ª, 8ª e 10ª)
Onze – Hendecassílabos ou datílicos (acentos na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª)
Doze – Dodecassílabos ou alexandrinos (se os acentos forem na 6ª e 12ª)
Mais de doze – Bárbaros
Repetição
Antecanto – repetição do verso no início de cada estrofe.
Bordão – repetição do verso no final de cada estrofe.
Estribilho ou Refrão – repetição constante dos versos.
Quanto ao número de versos:
Monóstico – um verso
Dístico – dois versos
Terceto – três versos
Quadra ou quarteto – quatro versos
Quintilha – cinco versos
Sextilha – seis versos
Septilha – sete versos
Oitava – oito versos
Nona – nove versos
Décima – dez versos
Ritmo
É o traço forte ou fraco que marca os intervalos numa versificação.
Binário
Chama-se ascendente o ritmo melódico fraco-FORTE;
O | ri | so | ven | ce o | pran | to
A T A T A T A
O binário descendente mostra uma relação FORTE-fraco.
Ti | nhas | tan | to | me | do | va | go e | frou | xo
T A T A T A T A T A
Temário
À relação fraco-fraco-FORTE chamamos ascendente;
“Tu | cho | ras | te em | pre | sen | ça | da | mor | te” (G. Dias)
A A T A A T A A T
Temário descendente mostra uma relação inversa, ou seja, FORTE-fraco-fraco.
Pá | gi | nas | cá | li | das; | pá | li | das | pá | gi | nas
T A A T A A T A A T A A
Atenção:
Brancos e Livres são os versos sem rima e métrica respectivamente.
Rima
Identidade sonora, normalmente, no fim de cada verso.
Quanto à combinação
Alternadas ou Cruzadas – ABAB
...casa
...forte
...brasa
...norte
Emparelhadas ou Paralelas – AABB
...vento
...lento
...ponho
...sonho
Interpoladas ou Opostas – ABBA
...viso
...fraca
...maca
...riso
Continuadas – repetição da mesma rima ao longo do poema.
Mistas – são as que não seguem esquematização regular.
Quanto à acentuação tônica
Oxítonas – agudas ou masculinas
Paroxítonas – graves ou femininas
Proparoxítonas – esdrúxulas
Quanto à coincidência sonora
Perfeita ou Soante – há correspondência completa de sons: tento / vento – vele / sele.
Imperfeita ou Toante – há correspondência parcial de sons: âmbar /amar – até /ate.
Quanto à Morfologia
Rica – classes gramaticais diferentes: contente / tente
Pobre – a mesma classe gramatical: coração / união
Preciosa – palavras quase sem rima: pauta / nauta
Coroadas – As que ocorrem dentro de um mesmo verso.
Ex.: O triste existe em sofrimento lento. (Castro Alves)
Estrofe – é o agrupamento de versos.
FORMAS FIXAS
. Soneto: poema formado por dois quartetos e dois tercetos, normalmente composto por versos decassílabos e de conteúdo lírico;
. Balada: poema formado por três oitavas e uma quadra;
. Rondel: poema formado por duas quadras e uma quintilha;
. Rondó: poema com estrofação uniforme de quadras;
. Vilanela: poema formado por uma quadra e vários tercetos.