ABC DAS ALDRAVIAS
Amigos...
Estou postando um texto dos autores-criadores do gênero ALDRAVIAS... O objetivo é acrescentar alguma informação sobre esse novo gênero e deixar os poetas mais à vontade para criar da maneira correta...
Segue do jeito que recebi no meu e-mail, agora numa versão melhorada pelos próprios autores (retirei essa nova versão do FACEBOOK)...
"ABC DAS ALDRAVIAS
ALDRAVIA, poema composto de até seis versos univocabulares, com sintaxe paratática (por coordenação), livre de amarras que venham a implicar na limitação de interpretações.
Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito “poundiano” de o máximo de Poesia, num mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
1-iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes próprios, vale a opção do autor;
2-a divisão em palavras-versos já implica pausa; por isso, não é recomendada a utilização de pontuação. Além disso, a pontuação limita possíveis interpretações relativas a livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
3-as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição.
4-nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
5-nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
6-sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude é provocação aldrávica.
7-privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora.
Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho,
J. B. Donadon-Leal e J.S.Ferreira."
- fim do texto -
_______________
BOAS CRIAÇÕES DE ALDRAVIAS A TODOS...
José de Castro.