Teoria Literária #021: MENSAGEM UNIVERSAL

Por que escrevo? Por que escrever? Pra quem? Alguém específico?

Isto me leva a refletir sobre um um treinamento de redação na Empresa onde trabalhei. QCAMS.

QCAMS? Quem sigla mais esdrúxula! Que mnemônico nada memorável! Mas o fato do absurdismo advisto nela contido já me ajudou (e muito!) a desenvolver os textos que escrevi e o que ora escrevo. Lembro-me também da conceituação de 'comunicacao' sobre se ter uma 'mensagem' a ser transmitida através de um 'meio' até determinado 'receptor', seguida de um 'feedback', ou seja retorno para avaliação. Este feedback deve ser o espelho da mensagem transmitida. Caso contrário, não houve comunicação quer seja por ruído externos ou mesmo falha do meio ou do transmissor. 

Q - Quem? Que? O que? A quem? Quando?
C - Como?
A - Avaliação. Aplicação. 
M - Modo, Meio. Manutenção.
S - Segurança. 

Este QCAMS tem múltipla aplicabilidade. Foi adaptada para a redação de textos a qual geralmente utilizo. Os texto devem ser sem endereço particular. Do contrário seriam cartas. Escrevem-se utilizando do próprio estilo para que cada leitor o sinta e o absorva e dele tenha algum proveito de uma mensagem com destino cosmopolita, universal.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 29/07/2012
Reeditado em 29/07/2012
Código do texto: T3802634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.