AS TRAGÉDIAS DE SÓFOCLES

_____________________________________________

Estudos Literários

 

Sófocles (Sophoklés) (496 a. C. - 406 a. C.), dramaturgo Grego. Foi junto com Esquilo e Eurípides, um dos mais importantes escritores de tragédia. Sófocles foi uma espécie de ídolo do povo de Atenas. Era um poeta com uma pureza de expressão que não encontra paralelo no teatro. Sua poesia é elegante, nobre, mas sem pompa; alguns dos mais belos versos da poesia grega são de sua autoria.

Embora Sófocles aceitasse oficialmente os deuses gregos, estes não afetavam a sua filosofia. No mundo sofocliano o homem deve esforçar-se para introduzir ordem em seu próprio espírito.

Após doze anos de estudo e treinamento, Sófocles estava pronto para competir com os dramaturgos já em exercício. E não foi outro senão Esquilo quem perdeu para ele o primeiro prêmio.

De acordo com a Suda, (enciclopédia do século X), Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, dezoito das quais receberam o primeiro prêmio; sendo que as demais nunca ficaram abaixo do segundo. Das 123, só sobreviveram sete tragédias completas: Antígona, Édipo Rei, Áyax, As Traquinias, Filoctetes, Édipo em Colono e Electra.

Algumas peças fragmentadas: Ajax, o Locriano, A Reunião dos Aqueus, Os Filhos de Aleus, Creusa, Mulheres Lacenas, Os Profetos, A Chegada de Nauplius, Os Incêndios de Nauplius, Niobe, Oeneus, Os Pastores, Polyxene, Os Comensais, Tyro Redescoberta, Tereus.

Em suas tragédias, Sófocles mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Introduziu um terceiro ator na cena, para dar maior jogo ao diálogo.

RESUMO DE ALGUMAS TRAGÉDIAS

Antígona quer dar sepultura a seu irmão morto, que se tinha simples levantado contra a cidade, ante a oposição ao rei tirano Creonte, que ao lhe negar sepultura pretende dar exemplo à cidade. A tensão do confronto mantém em todo momento a complexidade e o equilíbrio, e o destino trágico abate-se sobre os dois, pois As honras fúnebres eram muito importantes para os gregos, pois a alma de um corpo que não era enterrado estava condenada a vagar pela terra eternamente. Por tal razão, Antígona decide enterrar a seu irmão e realizar sobre seu corpo os correspondentes ritos, rebelando-se assim contra Creonte, seu tio e seu sogro. A desobediência acarreta para Antígona sua própria morte: condenada a ser enterrada viva.

Édipo Rei é considerada por muitos a obra mestre de Sófocles. Era admirada especialmente por Aristóteles. Para saber mais sobre esta tragédia clique neste link: Édipo Rei.

Electra é filha do rei Agamêmnon e da rainha Clitemnestra. Ansiosa por vingar a morte do pai, morto pela esposa e seu amante Egisto, a furiosa Electra leva seu irmão Orestes a matar a própria mãe. Pouco antes de morrer, a rainha confessa que sempre amou os filhos, mas não podia assumir seus sentimentos, pois tinha que protegê-los das intenções assassinas do amante. Electra não se deixa convencer e a mata cruelmente.

Sófocles morreu na idade de noventa ou noventa e um anos, no inverno de 406 ou 405 a. C. Sua morte coincidiu com a guerra com Esparta, e se diz que o exército atacante marcou uma trégua para que se pudessem celebrar devidamente seus funerais. ®Sérgio.

Tópico Relacionado: (clique no link)

Autores Trágicos da Grécia Antiga

A Origem Do Teatro

Dionísio: Origem do Teatro Grego.

As Dionisíacas: Origem do Teatro Grego

O Espaço Cênico Das Dionisíacas

__________________________________________________

Informações foram retiradas e adaptadas ao texto da Encyclopédia Encydia

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 14/07/2012
Reeditado em 23/08/2012
Código do texto: T3778135
Classificação de conteúdo: seguro