Intertextualidade na Poesia
A Intertextualidade ocorre quando há a criação de um texto com base em outras obras literárias, guardando elos que os unam, em um interessante diálogo de interpretação e intenção, leitura e escrita. A Intertextualidade pode se dar através de citações contextualizadas, de revisão da temática, da forma, pelo uso de palavras-chaves como nomes próprios, e uma infinidade de outras maneiras.
E isso não significa uma diminuição de qualidade artística. Não é o grau de explicitude do diálogo de uma obra com o que já fora criado anteriormente que vai definir sua importância. Exemplo disso são os poemas criados claramente com base em outros, que nem por isso são piores ou têm menos qualidade literária. Há uma variedade destes textos extremamente conhecidos (e reconhecidos) que assumem "descaradamente" sua Intertextualidade. Às vezes como homenagem, outras vezes como paródia, a Literatura é recheada de poemas dessa natureza.
Não há motivos para se ter vergonha de fazer poesia intertextual. Ela é só mais uma temática, mais um modelo e diria mais: mais um desafio. Porque para fazer um bom poema sobre outro já existente, é preciso talento e criatividade.
Leia o artigo completo no blog Poesia e Escrita http://poesiaeescrita.blogspot.com.br/2012/06/intertextualidade-na-poesia.html