O desafio de escrever um romance
Acho que um dos maiores desafios para um escritor é escrever um Romance. Acho uma coisa complicadíssima e não é qualquer pessoa que consegue escrever uma boa história que possa ser qualificada como Romance. Não é pelo fato de ser uma obra longa, de precisar de um enredo interessante para prender o leitor (e mesmo o próprio escritor) até o final, mas porque um Romance pressupõe uma junção das ações de variados personagens numa trama única.
E considero a criação de um personagem como um trabalhoso "conhecer uma nova pessoa". Tão trabalhoso como conhecer uma pessoa na vida real e mais, sem ser amigo dela, tornar-se um especialista em seu perfil psicológico, suas ações, seu modo de vida, como ela resolve seus problemas e se relaciona com as outras pessoas, enfim. É conhecimento profundo de alguém que, se não beira a "probabilidade" de ser real, deve beirar a "possibilidade", ou seja, ser um personagem por inteiro.
Então, conseguir criar essa miríade de personagens "inteiros", profundos, interagindo numa história interessante, é algo que admiro. Não sou um romancista, apesar de já ter tentado, com certo sucesso, escrever um Romance.
Leia o artigo completo no blog Poesia e Escrita http://poesiaeescrita.blogspot.com.br/2012/06/o-desafio-de-escrever-um-romance.html