BACAROLA OU MARINHA
____________________________________
Estudos Poéticos
Barcarola é o canto dos gondoleiros italianos. Também chamada Marinha. É uma variedade de cantiga de amigo em que o mar, e por extensão um rio, constituem o elemento essencial, pois são a causa da separação e o meio para o reencontro dos apaixonados. A moça do povo dirige-se às ondas, em quem confia as suas mais íntimas inquietações, ou seja, o afastamento, a demora ou a partida do amado que viajou para cumprir o serviço militar (fossado), ou suplicando-lhes noticia do ausente; outras vezes, se posta à margem das águas, à espera de embarcação que poderá trazê-lo de volta, dando a entender que o "amigo pode regressar apenas pela força do desejo confessado ou diz que seu "amigo" (namorado, amante), se soubesse que ela vai banhar-se no rio, far-lhe-ia companhia.
Todas as cantigas de amigo deste gênero apresentam estribilho e têm caráter paralelístico (repetição de versos e estrofes). ®Sérgio.
___________________________________
Ajudaram na elaboração deste texto: E Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia. / Moisés, Massaud. Pequeno Dicionário de Literatura, São Paulo, Cutrix, 1967.
Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá este trabalho.
Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!